
Com o tema “Viva o Folclore”, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil chega a sua 63ª edição com apresentações de 30 de junho a 10 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba.
A abertura do Festival terá a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba tocando peças musicais do Brasil, Espanha, Itália, Ucrânia, Polônia, Grécia, Japão, Israel e Alemanha.
A direção musical é de Winston Ramalho. Os ingressos (R$ 70 e R$ 35) já estão disponíveis em https://festivalfolclorico.com.br/ .
Realizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná traz ao público, durante onze dias, 16 apresentações inéditas de danças, cantos e trajes típicos. Os países celebrados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça e Ucrânia
Para Blanca Hernando Barco, presidente da Aintepar, o Festival Folclórico é o grande momento para celebrar povos que fazem parte da história do Paraná: “Serão mais de duas mil pessoas envolvidas nos espetáculos entre bailarinos, músicos, coreógrafos, folcloristas e demais profissionais. Uma verdadeira viagem pelo mundo através da música e da dança”.

No sábado 21 de junho, haverá o tradicional desfile dos grupos folclóricos no calçadão da rua XV de Novembro. A partir das 11h da manhã, centenas de folcloristas se concentram na praça Santos Andrade para depois saírem em direção a Praça Osório.
A 63ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Unicultura e da Trento Comunicação com apoio da Fecomércio PR, SESC PR, Teatro Guaíra e Bodebrown e patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed.
PROGRAMAÇÃO
As apresentações serão sempre às 20h, com exceção da de 6 de julho, que será às 19h30.
30 de junho – Grupo Folclórico Polonês Junak Sociedade União Juventus;
1º de julho – Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda; Grupo Siciliano Isola Del Sole e Grupo Folclórico Raízes de Bolívia;
2 de julho – Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis e CTB Querência Santa Mônica – Folclore Brasileiro;
3 de julho – Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia e Folclore Grego Neoléa do Paraná;
4 de julho – Grupo Folclórico Piccola Itália e Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat;
5 de julho – Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná;
6 de julho – Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkei-Curitiba;
7 de julho – Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná;
8 de julho – Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade;
9 de julho – Grupo Folclórico Ucraniano Poltava;
10 de julho – Folclore Ucraniano Barvinok
(Fonte: Zelig Digital)