
O Sul foi a região brasileira mais procurada por turistas estrangeiros em janeiro deste ano e recebeu 62% dos visitantes que chegaram ao país no início de 2025, de acordo com levantamentos realizados pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Segundo a Equipotel, principal feira de hospitalidade e hotelaria da América Latina, fatores como hospitalidade e qualificação de profissionais foram fundamentais para a região alcançar esse resultado.
Ao todo, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberam 924.138 viajantes internacionais nos primeiros 30 dias do ano, número que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2024.
Além de destacar o turismo como peça-chave para a recuperação econômica da região, que foi atingida por eventos climáticos no último ano, os dados refletem uma tendência observada recentemente pelos executivos da Equipotel.
“Nas últimas edições da feira, notamos um aumento significativo no número de expositores e visitantes oriundos da Região Sul para realizar conexões e investimentos, fechar parcerias e ficar por dentro das últimas tendências do segmento”, afirma Daniel Pereira, gerente da Equipotel, evento que há décadas é responsável por fomentar a inovação no setor de hospitalidade.
Nesse mercado, a Equipotel se destaca como uma vitrine para quem busca as últimas inovações do segmento para manter o turismo ativo e, consequentemente, estimular a economia do país. Ao longo de suas 62 edições, a feira ajudou a impulsionar as evoluções dos setores de turismo e hotelaria no Brasil e, por meio de dinâmicas de mercado, antecipou tendências e refletiu necessidades. “Hoje, muitas das inovações que vimos em edições anteriores da feira estão presentes em hotéis, resorts e pousadas. A hospitalidade é essencial para o avanço da hotelaria. Por isso, os profissionais buscam a Equipotel para levar seus negócios e carreiras rumo ao futuro”, explica Pereira.
Ainda segundo o executivo, atualmente “os profissionais do segmento acompanham com entusiasmo o aumento de turistas estrangeiros no Sul e seguem buscando diferenciais na hospitalidade para fidelizar clientes e impulsionar o mercado”.
De acordo com a Equipotel, a hospitalidade é um dos pilares do crescimento do turismo no Sul. Isso porque os turistas buscam por uma experiência completa durante as viagens, prezando por fatores como bom atendimento e acolhimento.
Em 2023, um relatório divulgado pela plataforma de reservas de hospedagens Booking.com, destacou que, ao escolher um destino, os consumidores procuram cada vez mais por experiências personalizadas e valorizam elementos como: contato com a cultura local, turismo gastronômico e de aventura, segurança, infraestrutura, soluções digitais etc.
Segundo a Equipotel, atualmente a Região Sul conta com empreendimentos que se destacam pela qualidade dos serviços oferecidos, desenvolvimento de novos negócios, modernização, capacitação contínua de profissionais, sustentabilidade e gestão eficiente.
“O mercado de hospitalidade tem contribuído nos últimos anos para que os empreendimentos do segmento hoteleiro sigam evoluindo em áreas que são avaliadas regularmente por clientes e profissionais do setor, como arquitetura e decoração, bem-estar e higiene pessoal, lavanderia e limpeza, tecnologia e segurança, serviços e manutenção, entre outras. É importante destacar que, na era das redes sociais e das plataformas de viagens, as críticas sobre os estabelecimentos funcionam como um selo de qualidade, que pode influenciar na reputação do local. Atualmente, os estabelecimentos desejam que as pessoas compartilhem cada experiência, além de elogiá-las, como uma espécie de recomendação digital”, esclarece Pereira.
O especialista também afirma que a hospitalidade é uma ferramenta de comodidade, que procura “ampliar as possibilidades do hóspede naquele destino. Um exemplo que podemos citar são os jantares exclusivos, preparados por chefs, que uma plataforma de hospedagens passou a oferecer para turbinar as experiências de seus hóspedes. Isso acaba gerando outras oportunidades de negócios, movimentando o setor de forma mais abrangente”, completa.
Pereira ainda acrescenta que “as marcas ligadas ao segmento de hospitalidade dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trabalharam por décadas para alcançar visibilidade nacional e internacional e, hoje, contribuem ativamente para o sucesso do turismo na região”.
Nos últimos meses, os três estados do Sul receberam, pelo menos, mais de meio milhão de estrangeiros cada um, colaborando para o avanço da economia, do turismo e da hotelaria na região.
O Rio Grande do Sul, por exemplo, foi o estado brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros entre janeiro e abril deste ano. Pouco mais de um milhão (1.144.558) de visitantes oriundos do exterior estiveram nos municípios gaúchos. O dado aponta um aumento de 93,4% em comparação ao mesmo período de 2024, quando mais de meio milhão (591.592) de estrangeiros conheceram o RS.
Os países da América do Sul foram os principais emissores de turistas para o Rio Grande do Sul nos primeiros meses de 2025. A Argentina, que lidera o ranking, enviou mais de 950 mil (951.776) visitantes ao estado.
Santa Catarina recebeu mais de meio milhão (511.552) de turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses do ano, número que representa um avanço de 67,3%, se comparado ao mesmo período de 2024.
Catiane Seif, titular da Setur/SC (Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina), afirma que a recuperação do turismo na região, após os eventos climáticos do ano passado, tem sido um trabalho de muito esforço. “Iniciamos uma série de ações para fortalecer Santa Catarina como um destino de referência. Não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional. Investimos em infraestrutura, capacitação, promoção e adequação dos nossos destinos turísticos, desde os maiores até os menores”.
Segundo os dados disponibilizados pela Embratur, a Argentina foi o país que mais enviou visitantes para SC. Ao todo, foram mais de 365 mil.
O Paraná também recebeu mais de meio milhão (584.772) de visitantes nos primeiros cinco meses de 2025 e registrou um crescimento de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Catiane, antes de 2024 o setor de turismo no estado de Santa Catarina enfrentava uma série de desafios. A infraestrutura estava defasada, a promoção dos destinos era limitada e a capacitação dos profissionais deixava a desejar, o que mudou recentemente.
“Atualmente, temos focado em criar um ambiente propício para o desenvolvimento, com ações diretas que envolvem desde a revitalização de pontos turísticos até a capacitação dos nossos trabalhadores. O avanço foi significativo, e podemos afirmar que estamos em plena ascensão, principalmente no que se refere ao turismo internacional”, afirma.
O turismo internacional é uma vertente que tem se destacado no setor, especialmente em destinos que são mais procurados por turistas estrangeiros, uma vez que o lugar possui diversificação de vocações turísticas, que vão desde praias a serras.
Segundo a Embratur, o aumento registrado nos estados do Sul segue a tendência nacional, já que os registros de entrada de turistas internacionais no Brasil, nos primeiros meses de 2025, superaram os anos anteriores, o que confirma o país como um dos destinos mais procurados do mundo. Entre janeiro e abril deste ano, por exemplo, a nação recebeu mais de 4 milhões (4.425.888) de estrangeiros, número que corresponde a 65% do fluxo de visitantes registrado ao longo de todo o ano passado.
De acordo com representantes do órgão, o aumento da conectividade aérea, a promoção de destinos e o calendário de eventos internacionais colaboraram para o crescimento do turismo no Brasil.
É importante ressaltar que não é apenas no aumento do fluxo de visitantes que o Sul se destaca. A região também possui fornecedores de serviços para capacitação de profissionais e produtos de design e gastronomia para o setor de hospitalidade.
“Para os turistas, o Sul do Brasil é um lugar com enorme diversidade natural e cultural. Para nós, profissionais do mercado de hospitalidade, a região se destaca pelo potencial do setor hoteleiro e as companhias inovadoras, que impulsionam o segmento. Todos os anos, contamos com essas marcas para trazer oportunidades e novidades para profissionais, gestores e tomadores de decisão, e tornar a Equipotel a maior vitrine de inovação e tendências”, conclui Pereira.
A 62ª edição da Equipotel pretende apresentar as últimas novidades do segmento de hotelaria, que ajudarão hotéis, resorts e pousadas a impulsionar ainda mais o turismo no Brasil.
A feira acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e deve reunir profissionais de toda a cadeia do setor de meios de hospedagem, além de fornecedores de tecnologia, design, bem-estar e gastronomia. Em 2024, o evento registrou o maior volume de público dos últimos 15 anos e 93% de aprovação.
Informações: https://www.equipotel.com.br
(Fonte: KB! Comunicação)