Balanço do Festuris estima negócios de R$ 550 milhões

Festuris: para 2026, o lema será “Relações reais que constroem o futuro”/foto: Divulgação Festuris

Já com data marcada para a edição de 2026, a 38ª – 12 a 15 de novembro -, o Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, realizada de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, naquela cidade da Serra Gaúcha, mostra seus números expressivos: um crescimento de 15% em relação ao ano passado, a participação de mais de 17 mil profissionais do turismo e a estimativa de negócios de mais de R$ 550 milhões para os próximos meses. Para a economia local, possibilitou uma receita de cerca de R$ 80 milhões em hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.

O tema deste ano – Reimaginando o Futuro – teve como proposta inspirar e refletir sobre as tendências e soluções inovadoras para construir um futuro mais sustentável e incluso no turismo. Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, relembrou a trajetória de 37 anos do evento, que criou ao lado de Sílvia Zorzanello e resumiu: “O Festuris é um multiplicador de conhecimentos, negócios, experiências e emoções. Provoca encontros e reencontros”.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi em meio à multidão do Festuris/foto: Divulgação Festuris

Marta confessou que, há 37 anos, quando Gramado tinha pouco mais de 20 mil habitantes e foi a primeira cidade fora das capitais a criar uma feira de turismo, ela projetava realizar a maior feira de turismo do mundo. Hoje consolida-se como um dos principais encontros de negócios turísticos das Américas.

Também CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho da cofundadora Sílvia, mostrou os números expressivos do evento, que proporcionou 1.500 empregos diretos desde a fase inicial. Nos estandes do Serra Park, estavam representados 64 destinos internacionais – países da América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, Cuba, República dominicana; da Europa, como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África, Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia, Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.

Espaço Luxury: 10 anos de sucesso; 130 marcas presentes/foto: Júlio Zaruch

Nos estandes cerca de 500 marcas expositoras e mais de 400 estandes; além de 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo. Zorzanello estacou o sistema de agendamento de negociações entre fornecedores dos produtos e clientes, que registrou 6.158 conversas contra 4.736 em 2024. E também a presença de representantes de 420 veículos de comunicação. Ao final, apresentou a nova marca para a edição 2026: Festuris: Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo.

Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento. O Espaço LGBT+ foi ampliado e passou a incorporar temas de Afroturismo e Etnoturismo, consolidando a proposta de diversidade.

Espaço Business: palestras sempre concorridas: foto: Júlio Zaruch

A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias entre o Mover, Semarhis e Inclusiva Arquitetura, que proporcionou aos visitantes uma experiência mais inclusiva. I

Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *