Aeroporto do Bacacheri, 33 mil operações em 2025

Aeroporto do Bacacheri, um dos mais ativos do país no segmento de aviação executiva/foto: Rodrigo Zanotto

O Aeroporto de Bacacheri, aeródromo exclusivamente dedicado à aviação geral e executiva em Curitiba, registrou um total de 33.848 movimentos, entre pousos e decolagens, ao longo de 2025, consolidando seu papel como um dos aeródromos mais ativos do país neste segmento. Entre 2022 e 2025, o crescimento acumulado foi de aproximadamente 47%, passando de 23.021 operações para 33.848 em 2025, posicionando o Bacacheri na 7ª posição dos aeroportos com mais pousos e decolagens do país, segundo relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

O aeroporto, que não opera voos comerciais regulares, atende voos de táxi aéreo, aviação executiva, voos militares, serviços aeronáuticos especializados e operações de manutenção de aeronaves, é considerado um polo estratégico da aviação geral para todo o Brasil.

Em 2024, Bacacheri registrou 32.252 movimentos, já demonstrando um contínuo aumento em comparação com os 30.482 pousos e decolagens contabilizados em 2023. Os números mais recentes de 2025 consolidam a tendência de crescimento sustentado no fluxo de aeronaves no aeródromo.

Para o gerente do Aeroporto de Bacacheri, Eduardo Schein, os números de 2025 confirmam a consolidação do Aeroporto na aviação geral, como resultado do comprometimento da administração. “Esse avanço é apoiado por investimentos como os cerca de R$ 30 milhões aplicados pela Motiva em 2024, voltados à ampliação da capacidade, segurança, iluminação e melhorias na infraestrutura. Nosso foco é seguir evoluindo para atender à demanda e fortalecer o papel estratégico do aeroporto para toda a sociedade paranaense”, explica o gestor.

O Bacacheri também se destaca por sua localização estratégica, a cerca de 7 km do centro de Curitiba, favorecendo a utilização pelo setor empresarial e por voos de apoio à segurança pública e operações aeromédicas.

(Fonte: Excom Comunicação)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *