
Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha-PR), que tem base de atuação na Capital, Região Metropolitana e Litoral do estado, mostram uma ocupação hoteleira aquecida no período de Carnaval.
O Litoral paranaense é o principal destaque, com 90% dos leitos já reservados para o período do feriado. Na Capital e Região Metropolitana, o índice de reservas também é expressivo, chegando a 70% em Curitiba.
O cenário positivo é atribuído ao trabalho conjunto de fomento ao turismo e já representa maior movimentação em relação ao ano passado. Jonel Chede Filho, presidente do Seha, salienta que “a alta demanda nas regiões que representamos é resultado de uma atuação integrada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e do Viaje Paraná, tem feito um trabalho excepcional na promoção, contando com o apoio fundamental do Instituto Municipal de Turismo da capital paranaense e da Fecomércio PR e a dedicação do setor privado. Estamos preparados para receber os foliões com diversidade e qualidade, seja nas praias, na capital ou nos municípios da região metropolitana”, destacou Chede Filho.
O aquecimento na hospedagem garante público circulante e reflete no otimismo do setor de alimentação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), em linha com os dados do Seha, indica que 73% dos empresários de bares e restaurantes nas regiões da Capital, Litoral e Região Metropolitana esperam faturar mais no Carnaval 2026 em comparação com 2025.
“Com os hotéis cheios, o comércio de alimentação fora do lar se consolida como um dos protagonistas do faturamento do feriado. A expectativa é de um Carnaval com vendas robustas em toda a rede de bares, restaurantes e lanchonetes”, finaliza Chede Filho.
(Fonte: Seha/Assessoria de Comunicação)
