
Além de abrir todos os dias da semana e adotar um generoso horário de almoço – das 11h30 às 16h (domingos até às 17h); o jantar vai das 19h à uma da manhã (meia-noite aos domingos) – a Lellis Trattotia (r. Gonçalves Dias, 51, Batel, Curitiba, onde está há 26 anos, completados em julho passado) é também detentora de um dos maiores cardápios, um alentado leque de pratos, com destaque para as massas artesanais de fabricação própria.
Uma consulta ao menu revela bem mais de 200 itens distribuídos entre entradas, saladas, carnes e assados (em especial, a paleta de cordeiro), peixes e frutos do mar, massas, risotos, molhos, guarnições e sobremesas, sem contar a coleção de sabores do almoço executivo e a variada relação de pizzas, estas destinadas apenas ao serviço de entrega em domicílio ou para retirada no local). Imperdíveis, também, são as famosas torradas com alho no couvert. Todos os pratos são muito bem servidos.

No capítulo massas, por exemplo, figuram exemplares como Agnolotti ala creme com uvas passas; Conchillione ala camaresca, recheado de camarões; Tortelloni à moda do Lellis; Macalu, recheado com mariscos, camarões e lulas; Raviollone à moda da casa. Para uma ou duas pessoas.
A Lellis Trattoria é um clássico da gastronomia curitibana, assim como o é em São Paulo, no endereço da rua Bela Cintra, 1849, nos Jardins. O atendimento é garantido por uma equipe fiel, onde maitres e garçons conhecem clientes pelo nome e pela preferência.
As paredes da casa contam histórias de um anfitrião que sempre cultivou o bom relacionamento. As centenas de fotografias retratam décadas de memória que valorizam a cultura e o futebol. João Lellis também é reconhecido como entusiasta da música ao vivo, que anima os clientes em todas as noites no salão.

Baiano de Bom Jesus da Lapa, João Lellis começou como ajudante de cozinha do restaurante Gigetto, em São Paulo. Foi aprendendo e crescendo, passou a copeiro, garçom, barman e cozinheiro, até chegar a gerente e a dono de restaurantes.
Em julho 1981, inaugurou sua primeira casa, na alameda Campinas, em São Paulo, que vendeu seis anos depois. Maas o novo proprietário, espertamente, se recusou a mudar de nome. Daí, porque, ao apresentar a tratoria, João Lellis sempre diz: “É vero, é Lellis”, para diferenciá-la da outra.
Abriu, então, um novo restaurante nos Jardins, também na capital paulista, que é a matriz do grupo e que dita o padrão da filial curitibana.
A Lellis Trattoria Curitiba tem estacionamento próprio com serviço de manobrista.
Informações: (41) 3242-9320 e 3244-7943, www.lellis.com.br e Instagram @lellistrattoriacuritiba.