“A Lira do Povo”, sábado, no Paiol

No show, Montarroyos explora a cultura do homem brasileiro, sua relação com o sertão, a cidade e o mar/foto: Murilo Alvesso

No sábado 6 de setembro, às 20h, o pernambucano Ayrton Montarroyos  faz uma única apresentação em Curitiba do seu novo espetáculo “A Lira do Povo”. Será  no Teatro do Paiol (praça Guido Viaro, Prado Velho).

Nesse show, que foi batizado por Hermínio Bello de Carvalho, Montarroyos explora a cultura do homem brasileiro, sua relação com o sertão, a cidade e o mar.

O espetáculo tem direção musical do multi instrumentista Arquétipo Rafa que fez os arranjos e divide o palco com o cantor tocando percussão, violão, baixo elétrico, acordeon, sample, coro e synth.

A produção é da MPB Jazz. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e já estão à venda pela plataforma Compre no Zet.

Ayrton Montarroyos explica que neste show busca explorar os significados que os objetos e as palavras possuem a partir da convenção humana, ressignificando verdades e seus processos. Além de se debruçar na tentativa de despertar a consciência do público sobre o mundo que lhe forma, criando seus próprios mitos. “A ‘lira’, tanto do produto cultural do povo, quanto a palavra usada para referir-se ao instrumento musical que simboliza a criação e a música, permeia o espetáculo para além do título.

‘A Lira do Povo’ nasce da vontade de fazer sentir o personagem que somos nós, utilizando dos recursos estéticos que dispomos: som, luz, o teatro, cheiros e sentidos. Sendo a canção popular brasileira, de João Pernambuco a Kiko Dinucci, o principal material utilizado”, comenta.

O músico conta que em cena o protagonista não é apenas o sujeito, mas o objeto da história. “Os acontecimentos em sua vida são exagerados e levados ao extremo, tornando-se também figuras centrais. Um pássaro-observador acompanha, como figurante metafórico, o desenvolvimento desse personagem, representando o sentimento brasileiro e suas modificações, de acordo com a realidade que se apresenta.

Ao final da terceira das três suítes que compõem a apresentação, o pássaro é enxotado pelo ritmo acelerado da vida urbana, com seu tempo apressado e suas distrações”, finaliza.

A carreira do intérprete Ayrton Montarroyos começou cedo. Aos 11 anos já participava de saraus e rodas de choro em Recife, sua cidade natal. Aos 18 anos, Montarroyos recebeu uma indicação ao Grammy Latino em 2013. Aos 21 anos, após ficar conhecido em todo o Brasil por sua passagem no The Voice Brasil, onde foi vice-campeão, Ayrton lançou o seu primeiro e elogiado álbum Ayrton Montarroyos (2017 – Independente).

O cantor já dividiu o palco com grandes nomes da música popular de todos os tempos; de Angela Maria a Lulu Santos, passando por, Cauby Peixoto, Elba Ramalho, Maria Gadú, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Lenine, Angela Rorô, Alaíde Costa, Leny Andrade, Chico César e outros. O trabalho do intérprete já virou matéria nos mais importantes jornais do Brasil e em algumas revistas internacionais como a Rolling Stones.

(Fonte: RB Escritório de Comunicação)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *