Árvore da Oportunidade marca o Natal do NH

As peças da árvore estarão disponíveis para venda em conjunto ou avulsas/fotos: Michelle Caroline Silva

“Uma experiência sensorial, poética e simbólica” marca a celebração do Natal no hotel NH Collection Curitiba (r. Nunes Machado, 68, Centro): chamada de Árvore da Oportunidade é uma instalação de arte concebida pelo artista plástico e arquiteto Erwin Zaidowicz Neto, que “estimula a contemplação, reflexão e um respiro em meio ao ritmo acelerado da vida contemporânea”. Ficará exposta no lobby até início de janeiro.

“Vivemos em um fluxo constante de demandas, urgências e estímulos que tornam cada vez mais raros os momentos de pausa. O Natal, embora seja uma data comercial e religiosa, também é um marco simbólico: indica a proximidade do fim do ano, o encerramento de ciclos e a abertura para novas perspectivas. Foi com essa visão que idealizei uma árvore de Natal que fugisse do óbvio e convidasse o visitante a realmente perceber esse período”, diz o artista.

A Árvore da Oportunidade é uma instalação formada por um painel composto de dez telas avulsas que, juntas, dispostas de forma a remeter à silhueta de uma árvore de Natal. Independentes, mas também complementares, as peças podem ser reorganizadas de múltiplas maneiras, reforçando a ideia de que cada experiência, cada instante e cada olhar trazem novas interpretações.

Fabricadas com madeira autoclavada de reflorestamento e canvas natural de algodão, as telas foram pintadas manualmente, reforçando o aspecto humano e sensorial. A instalação possui 1,50 m de largura e 3,75 m de altura, ocupando o espaço como um convite à desaceleração, ao reconhecimento do presente e à valorização dos encontros.

Mais que um elemento decorativo, a árvore foi concebida como um hiato de contemplação: um instante em que o visitante é provocado a olhar ao redor, perceber as pessoas, refletir sobre o tempo e permitir-se sentir. “Nada mais humano que a arte; manual, simples e contemplativa. Um respiro para a alma”, destaca o artista. “Que a passagem por essa árvore não seja apenas um deslocamento, mas um momento de presença.”

Durante o período da exposição, as peças estarão disponíveis para venda em conjunto ou avulsas e os valores arrecadados serão doados à uma instituição de caridade a definir.

(Fonte: Central Press)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *