
Em espetáculo solo, a ganhadora do Prêmio Shell (2019) e do Troféu Gralha Azul 2017, Nena Inoue mergulha em temáticas feministas ligadas à questões históricas, com histórias verídicas de mulheres que lutaram pela liberdade e justiça. Com direção e atuação da atriz e dramaturgia de Francisco Mallmann, “Para não morrer” realiza, no mês de agosto, temporada na região Oeste do estado do Paraná.
Viabilizado pelo Edital de Circulação de Apresentações Artísticas da Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, “Para não Morrer” terá apresentações gratuitas nas cidades de Corbélia (19/8), Guaíra (22), Toledo (25), Medianeira (26) e Cascavel (28). . Sucesso de crítica e público, desde 2017, já recebeu mais de 40 mil pessoas em 300 apresentações pelo Brasil.
Com inspiração no livro “Mulheres” (1997), do escritor uruguaio Eduardo Galeano, “Para não Morrer” resgata a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva dominante reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. A peça revela grandes feitos contra a opressão através da interpretação da atriz de uma narradora limitada fisicamente, mas que insiste em falar e sobre distintas vivências e aprendizados.
Segundo Nena, “Para não morrer” é uma forma de trazer a voz das lutas de mulheres que não são vistas nem lembradas e foram esquecidas: negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas de diferentes épocas e lugares.
“A ideia é dar luz para essas mulheres e seus feitos históricos, falando sobre suas lutas, opressões, violências, mas também sobre coragem, resistência e afeto. Essas vivências oscilam entre força e ternura”, conclui Nena.
As cidades contempladas com as apresentações do espetáculo “Para não Morrer” também receberão a Oficina de Teatro com Nena Inoue. Dirigida para maiores de 16 anos, a oficina de caráter essencialmente prático, foi idealizada por Nena Inoue e apresenta exercícios e conceitos vivenciados ao longo de sua trajetória como atriz, diretora e ministrante de oficina. Serão utilizados exercícios de consciência corporal, técnica vocal, bem como jogos de improvisação.
Ficha técnica
Dramaturgia de Francisco Mallmann (a partir da obra de Eduardo Galeano)
Idealização/Atuação/Direção – Nena Inoue
Direção de Texto – Babaya
Iluminação – Beto Bruel
Figurino – Carmen Jorge
Cenário – Ruy Almeida
Técnico de Luz – Vini Sant
Designer Gráfico – Martin Castro
Vídeos – Alan Raffo, Lídia Ueta, Tropico, Igor Marotti
Fotografia – Elenize Dezgeniski, Lídia Ueta, Raquel Rizzo
Produção – Marcos Trindade
Diretora de Produção – Nena Inoue
Realização – Espaço Cênico e Teatroca
(Fonte: Zelig Assessoria)