
A primeira exposição póstuma sobre a vida e obra de um dos artistas mais inventivos do Brasil, Nelson Leirner, segue em cartaz até 29 de junho na Caixa Cultural Curitiba (r. Conselheiro Laurindo, 289, Centro).
Intitulada “Nelson Leirner: Parque de Diversões”, a mostra reúne um acervo com mais de 70 obras criadas nos seus últimos 20 anos de vida, compreendendo esculturas, pinturas, tapeçarias e objetos que exaltam seu processo transgressor, tanto como artista como professor, tendo sido responsável por uma geração de artistas.

Uma dessas artistas impactadas pela obra de Leirner é Stela Barbieri, que foi uma de suas alunas em cursos livres durante os anos 1980. Stela ocupa a exposição com a instalação “Mirantes: Mirando Nelson Leirner”, em que convida o público ao exercício da atenção e da experiência, em uma viagem enlevada por materiais e instrumentos que culminam na construção de lugares, mirantes que contemplam o mundo a partir de perspectivas e ângulos que fogem do comum, dando margem à fertil substância das surpresas, utilizando técnica mista, com desenhos em nanquim, tinta acrílica e carrinhos de ferro, platô de madeira, estacas de madeira, tecidos e lãs.
Neste sábado, às 15h, Stela Barbieri conduz uma visita guiada à obra-oficina de Leirner, seguida de ações colaborativas com os participantes. Na sexta-feira 16, ela coordenou o bate-papo “O que é uma obra-oficina? Conversa sobre a obra ‘Mirantes: Mirando Nelson Leirner’”, em que compartilho os processos de invenção da obra do artista.
A mostra é apresentada pela Caixa Cultural, com patrocínio da Caixa e Governo Federal Brasil – União e Reconstrução, com apoio da Silvia Cintra + Box04 e realização da Phi Projetos e Cinnamon.
(Fonte: TIP Performance de Mídia)