
A Caixa Cultural Curitiba preparou para o mês de setembro uma série de atividades que conectam o espaço a grandes eventos culturais da cidade, como a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e a 19ª Primavera de Museus. Além deles, o Programa Educativo Caixa Gente Arteira oferece oficinas e vivências gratuitas e variadas para todos os públicos.
A programação começa dias 3 e 4 de setembro com a oficina Lettering para iniciantes: as palavras nas artes visuais, que apresenta referências históricas e artísticas sobre o uso das letras e oferece práticas de experimentação para a criação de ilustrações a partir de trechos musicais. Na quarta-feira será das 18h às 20h, e na quinta das 18h às 21h.
Dias 11 e 12, das 18h às 21h, a artista Helena Obersteiner vai conduzir a oficina Zine de Modelo Vivo com Desenhos Feios, que estimula a observação como reconhecimento de si e do outro, valorizando o erro como parte do processo criativo. Já no dia 13, das 10h30 às 12h30, Helena fica a cargo da oficina 100 Desenhos para Arriscar, inspirada no livro homônimo lançado na Flip, convidando o público infantojuvenil e famílias a experimentar o desenho livre e criativo.
As contações de histórias também fazem parte da programação. No dia 14, das 11h às 12h, será apresentado o livro A Grande Fábrica de Palavras, de Agnès de Lestrade, em uma atividade interativa sobre o valor das palavras. Já no dia 28, no mesmo horário, será contado o clássico Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak, em um encontro que envolve brincadeiras, expressões artísticas e reflexões sobre sentimentos e pertencimento.
No mesmo dia 14, das 14h às 18h, acontece a oficina Colagem em Quadrinhos, com a artista Maria (Riot Sistah), integrante da Encrenca Coletiva. A atividade, voltada a pessoas acima de 14 anos, propõe narrativas visuais a partir de colagens manuais, explorando novas linguagens dentro dos quadrinhos.
A programação inclui ainda a oficina Quadros sensoriais: teoria e prática de arteterapia, no dia 17, das 18h30 às 20h30. Integrando o projeto Arte, Saúde Mental e Reticências, em diálogo com o Setembro Amarelo, a atividade apresenta fundamentos da arteterapia e convida os participantes a criarem um quadro sensorial para auxiliar na regulação emocional.
Dia 20, das 14h às 18h, tem a oficina Paisagem inventada, em diálogo com a exposição Yara Martins – Da paisagem à memória em silêncio grita. A proposta convida o público a criar pinturas individuais ou coletivas em placas de compensado naval, utilizando paleta de cores inspirada na obra da artista.
Na sequência, dia 21, das 14h às 17h, será realizada a oficina Personagem e Pertencimento, em que os participantes poderão desenvolver personagens a partir de referências culturais, memórias e sentimentos de pertencimento a grupos, territórios ou causas sociais.
A 19ª Primavera de Museus, promovida entre 22 e 28 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), traz como tema Museus e mudanças climáticas, com reflexões sobre os impactos ambientais e sociais das emergências enfrentadas pelo planeta. Como parte da programação, dia 22, das 10h às 12h, ocorre a formação para educadores Neurodivergência e Espaços Culturais, conduzida por Marina Pasetto, arquiteta, museóloga e pessoa autista. A atividade inclui palestra sobre autismo e inclusão, oficina prática de acessibilização de exposições e elaboração de uma cartilha de boas práticas.
Ainda dentro da Primavera de Museus, a Caixa Cultural promove ações voltadas ao fandango caiçara, reconhecido como patrimônio cultural. A programação inclui a palestra Educação Sustentável: Escola Caiçara, dia 23, das 18h30 às 19h30), a oficina Fandango Caiçara: Dança Tradicional, também dia 23, das 20h às 21h30; e a oficina Explanasom: Instrumentos do Fandango Caiçara, com Mestre Aorélio Domingues, dia 24, das 19h às 21h).
Encerrando o mês, dia 28, das 14h às 17h, acontece o percurso Urgências: convite para intervir na cidade, conduzido pela mediadora cultural Laura Cenci. A vivência propõe reflexões sobre mobilidade urbana, contrastes do espaço público e intervenções artísticas no centro de Curitiba, em diálogo com o tema da Primavera de Museus.
Setembro também recebe outras atrações especiais: o bate-papo Arte, saúde mental e reticências, no dia 4, com reflexões sobre cultura e saúde mental; o ciclo de bate-papos gratuitos sobre arte e criação Culturaê, dias 6 e 7; o show Samba de Bamba com Luana Bayô, dia 9; a 20° edição da mostra de cinema Curta 8, com oficinas e exibições, de 11 a 14; a oficina de escrita Escrever na Emergência do Corpo, em quatro encontros (13, 20 e 27/09 e 04/10); o show Duos Suspensos com Glauco Solter e Daniel Migliavacca, com contrabaixo e bandolim, no dia 16; o show Deu Match, com Josyara & Martins, de 18 a 21; e, fechando o mês, o espetáculo Nastácia, com Flávia Pyramo, de 24 a 28.
As exposições também seguem em cartaz nas galerias da Caixa Cultural: Yara Martins – Da paisagem à memória em silêncio grita e Solfejo, de Felippe Moraes, ambas até 21 de setembro; e Cidadela, de Maria Ezou, aberta até 26 de outubro. Solfejo contará com uma visita guiada com o artista e com o curador Marc Pottier, no dia 11. A exposição de Yara Martins terá uma roda de conversa dia 12, chamada “Fogo entre Arte e Filosofia, Diálogos a partir da Obra de Yara Martins”, e uma visita guiada com o curador Fernando Bini, no dia 19.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa)