
A cidade de Canela, na Serra Gaúcha, realiza entre 1º e 4 de maio o Canela Light Fest – Festival das Luzes, evento que vai reunir arte contemporânea, consciência ambiental e troca de saberes. Na definição dos organizadores, Canela se transforma em “cidade-cenário, uma galeria a céu aberto, um palco onde a luz não apenas ilumina, mas também questiona, ensina e provoca”.
Distante dos formatos comerciais e do uso publicitário da iluminação, o Canela Light Fest aposta em uma curadoria focada exclusivamente na expressão artística. Todos os trabalhos que integram o festival são de cunho artístico. VJs, arquitetos, designers, performers e artistas visuais se reúnem para apresentar vídeos, instalações, esculturas de luz, intervenções urbanas, mapping e light painting, em uma experiência imersiva e gratuita.
O Festival prioriza o uso de luzes de baixo consumo, reafirmando o compromisso com a energia limpa e com o meio ambiente. A proposta não fica apenas na estética: o Canela Light Fest quer formar, inspirar e transformar. Por isso, promove oficinas para crianças e adolescentes, despertando nelas o interesse pela arte digital e pela preservação ambiental.
Ao todo, participam do evento 10 artistas convidados e cinco selecionados em concurso. A praça João Corrêa será o palco principal das intervenções, com esculturas de luz tridimensionais, dança com luz, VJ no multipalco e a instalação de André Severo com projeções no palco do teatro.
Daniel Lima apresenta a “Cobra Grande”, obra interativa que segue os passos dos visitantes. Kira Lua trará duas criações potentes: “Seres Imaginários”, que brilham na luz negra, e “Mito da Gralha Azul”, performance com gralhas iluminadas vestidas por duas indígenas que dançarão uma coreografia narrada pelo cacique Maurício.
Haverá ainda atividades infantis com tintas fosforescentes e luz negra, garantindo um espaço lúdico e criativo para os pequenos.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates com a presença dos artistas, abertos à comunidade, são parte essencial da programação oficial.
Além disso, uma oficina especial será oferecida às crianças e adolescentes do Centro Social Padre Franco, ampliando o alcance social do festival e reafirmando seu caráter formativo.
O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Instituto Estadual de Artes Visuais e Universidade de Caxias do Sul, com financiamento Prócultura – RS.
Informações: canelalightfest.com