Com o tema geral “Raízes Culturais”, começa nesta sexta-feira 26 e dura 10 dias, até 4 de agosto, a 12ª edição do Festival de Inverno do centro Histórico de Curitiba, focado no binômio gastronomia e cultura.
Um dos destaques é a Feira Gastronômica na praça João Cândido, no bairro São Francisco, onde estão o Belvedere e as ruínas da inacabada igreja de São Francisco de Paula, dias 26, 27 e 28, com a participação de 16 estabelecimentos e comidas típicas ou de inspiração paranaense.
L[a estarão: A Caiçara, A Ostra Bêbada, Bar do Alemão, Click Café Retrô, Hostel Garibaldi, Oriente Árabe, Palco dos 5 Sentidos, Quintal do Monge, Queen’s Cervejaria, 10 Pastéis, Gioia, Nova Onda do Matte, Porks, Vinopar, Mister Braza e Sebrae – Origens Paraná.
Além da feira, seis estabelecimentos da região vão servir sopas e cremes de pinhão durante todo o período do Festival, ao preço fixo de R$ 25. Parte da renda será destinada à Universidade Livre do Esporte, que é parceira do evento e também vai oferecer atividades culturais para a comunidade como parte da programação.
O Jokers servirá um creme de pinhão acompanhado de torradas; o Oriente Árabe, sopa de lentilhas com pinhão; Quintal do Monge, sopa de abóbora com pinhão; Jeito Mineiro, creme de batata com pinhão e bacon; Palco dos 5 Sentidos, sopa eslava com pinhão; Bar do Alemão, Maissuppe: creme de milho picante com pinhão.
Os espaços da praça João Cândido e o palco das ruínas terão atrações musicais, grupos folclóricos, artistas circenses e apresentações voltadas para as crianças.
O Festival de Inverno é organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico, que reúne diversos estabelecimentos do Centro da cidade, com o apoio de entidades parceiras como Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Viaje Paraná, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Universidade Livre do Esporte, Curitiba Free Walking e Abrasel.
“Mais uma vez estamos muito felizes em poder proporcionar ao público um Festival de Inverno repleto de atrações. Tivemos uma curadoria especial para oferecer uma programação que agrade toda a família, reunindo muita comida boa e apresentações culturais. Para a Rede Empresarial do Centro Histórico é um momento de celebração da cultura curitibana, e também de exaltar uma das praças mais bonitas do nosso centro histórico”, diz a presidente da Rede, Maria Bonamigo.
A programação e demais informações estão em https://centrohistoricodecuritiba.com.br/ e Instagram.com/centrohistoricocuritiba