
Abre nesta sexta-feira 7 e continua até domingo, a 56ª Festa Nacional da Ponkan, em Cerro Azul, município paranaense do Vale da Ribeira, a 92 quilômetros de Curitiba. O local será o estádio de futebol Arlindo Virgílio Pereira. O evento é organizado pela Prefeitura da cidade em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O Sebrae/PR estará presente no evento gratuito, com o objetivo de destacar ações ligadas ao setor do agronegócio, especialmente na citricultura do Vale do Ribeira. Durante os três dias, o estande do Sebrae/PR vai oferecer atendimentos, consultorias e oficinas sobre tecnologias na cadeia dos citros e outras cadeias produtivas.
“Também abordaremos gestão e planejamento das propriedades, agroindústrias, e estratégias de atuação no Vale do Ribeira. Uma novidade será a atração ‘Mestre dos Negócios’, um jogo em realidade virtual aumentada que apresentará desafios vivenciados pelos empreendedores no dia a dia de seus negócios e possibilitará enfrentá-los”, informa o consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista.
Também vão participar da Festa dois parceiros apoiados pelo Sebrae/PR na cadeia produtiva dos citros: a Associação Vale da Ponkan, com um espaço dedicado aos produtores que estão em busca da Indicação Geográfica (IG) da fruta, expondo seus cultivos e produtos artesanais; e a Associação e a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale).
O Paraná ocupa o quarto lugar na produção de tangerinas no Brasil, com Cerro Azul sendo o maior produtor nacional, contribuindo com 9,2% da produção e 8,1% do Valor Bruto de Produção (VBP) da fruta no País, segundo dados de 2023 da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
(Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná)