Choripán, um clássico portenho

Choripán do Brazinha, com linguiça toscana na brasa/foto: Vitor K. Neves

Clássico das parrillas argentinas, o choripán nasceu como um lanche direto e descomplicado — pão crocante, linguiça tostada na brasa e chimichurri –, de conceito simples, porém com muito sabor. Criado entre trabalhadores e torcedores de esportes de Buenos Aires no fim do século XIX, virou marca registrada da cultura de rua portenha antes de atravessar fronteiras. No Brasil, especialmente em São Paulo, o sanduíche ganhou fôlego com a expansão de casas dedicadas à parrilla e com o interesse crescente por sabores latino-americanos.

Hoje, o choripán aparece com força em endereços como o Brazinha — bar irmão do tradicional restaurante de carnes O Brazeiro, na Vila Mariana; São Conrado Bar, com unidades no Itaim e em Pinheiros; e a casa de parrillas Pobre Juan, que ajudaram a consolidar o “chori” — apelido carinhoso dado a ele — como um dos lanches mais queridos da cena gastronômica paulistana.

O Brazinha (r. Luís Góis, 847, Chácara Inglesa) traz para a Vila Mariana uma proposta descomplicada, centrada nos preparos na brasa. Entre os destaques do balcão, o Choripán reúne linguiça toscana assada na brasa, servida no pão francês e finalizada com chimichurri, mantendo o clássico em sua versão mais fiel e saborosa.

Choripán da Casa do São Conrado Bar: releitura brasileira/foto: Rubens Kato

Entre as opções que destacam o crescente interesse dos paulistanos pela culinária portenha, o Choripán da Casa, servido no São Conrado Bar (r. Aspicuelta, 51, Pinheiros, e r. Lopes Neto, 30, Itaim Bibi) surge como uma leitura mais brasileira do tradicional sanduíche argentino. Montado no pão francês, o preparo reúne linguiça suculenta, tomate ralado e uma generosa camada de queijo gratinado, que domina a superfície e dá ao prato visual convidativo. Finalizado com maionese, o lanche aposta na combinação de texturas — da crocância do pão ao queijo derretido — para entregar uma releitura moderna da clássica versão encontrada nas ruas de Buenos Aires.

Choripán no pão de batata do Pobre Juan/foto: Divulgação

Inspirado nas típicas casas argentinas, o restaurante Pobre Juan (r. Comendador Miguel Calfat, 525, Vila Nova Conceição), é uma das mais renomadas casas de carnes do país e ficou famoso por sua parrilla, de onde saem excelentes cortes de carnes. No menu, é possível encontrar o Choripán, servido no pão de batata e recheado com linguiça fininha de pernil, chimichurri e maionese temperada.

(Fonte: Coletiva Comunicação)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *