
Com sessão solene no Centro de Convenções do Hotel Bourbon de Joinville será aberta na noite desta quarta-feira 23, o 37º Congresso Nacional da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo). O evento, que vai até o sábado 26, comemora os 65 anos da entidade e terá como um dos destaques homenagens aos ex-presidentes da entidade e a personalidades do segmento.
A cerimônia será conduzida pelo presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak e a organização do evento está a cargo da Abrajet Santa Catarina, presidida por Gilberto Gonçalves. São esperados mais de 100 profissionais de diversos estados brasileiros e, ao longo dos cinco dias, serão debatidas as melhores práticas para divulgar os destinos neste momento onde o digital é essencial.
O Congresso tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-SC), Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, OPA Bier e Centro de Convenções do Hotel Bourbon.
Na quinta-feira a partir das 9h haverá reunião do Conselho Nacional da Abrajet no hotel Bourbon; para às 14h está marcada a assembleia geral com prestação de contas, eleição da diretoria para a gestão 2022/2024 e escolha do destino do XXXVIII Congresso Nacional de 2023.
A programação da sexta-feira prevê pela manhã visita a pontos turísticos de Joinville, ao Museu da Dança e ao Instituto Juarez Machado e apresentação especial do Balé Bolshói. À tarde, visita ao Parque dos Hemerocalis, aos Musicarium e aos Caminhos de Dona Francisca.
No sábado, os participantes visitarão os atrativos dos municípios vizinhos, com roteiro preparado pela a Instância de Governança Caminho dos Príncipes: inclui os munícipios de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, no litoral, e Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, na Serra.
Esta é a segunda vez que santa Catarina hospeda o Congresso da Abrajet; a primeira foi em Urubici, em 2019.
Com cerca de 600 mil habitantes, Joinville é hoje uma cidade multicultural, com uma economia bastante diversificada e que continua atraindo os olhos de investidores e de quem busca por uma oportunidade. Em 2021, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) listou Joinville como uma das cidades mais ricas do Brasil, a terceira maior economia do Sul do país e a número um em Santa Catarina.
Nas áreas da Cultura e Turismo quem visita Joinville encontra entre os muitos atrativos o Museu Arqueológico de Sambaqui, Arquivo Histórico, Museu de Arte, Casa da Cultura, complexo turístico da Expoville, com o pórtico e o moinho, Centreventos Cau Hansen, Escola do Teatro Bolshoi (única filial fora da Rússia), Instituto Internacional Juarez Machado, além de espaços esportivos, como a Arena Joinville, e de lazer, como o Parque da Cidade, Parque Caieira, Zoobotânico e Mirante do Boa Vista. Grandes eventos como Festival de Dança (o maior do mundo), Fenachopp, Fenatiro e a já tradicional Festa das Flores são outros bons motivos para visitar a cidade.