Começa sábado o “Colha e pague” na Vinícola Araucária

Até 31 de março, será possível colher pessoalmente uvas de mesa de diversas variedades/foto: Diivulgação

O período que celebra a colheita de uvas, conhecido como vindima, começa neste sábado 31 na Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, com a atividade “colha e pague”. Diariamente, até 31 de março, será possível colher pessoalmente uvas de mesa de diversas variedades. A quantidade a ser disponibilizada nos 60 dias da vindima é de cerca de 10 toneladas.

Cada embalagem (caixa) custa R$ 25 e permite colher aproximadamente três quilos de uvas diretamente nos parreirais. Já o excedente terá cobrança de R$ 8 por quilo. A Vinícola Araucária fica aberta todos os dias das 9 h às 17 horas, e não é necessária reserva antecipada.

Segundo o engenheiro agrônomo Adolar Adur, da Vinícola, o “colha e pague” será realizado à medida que cada variedade for amadurecendo. Assim, os parreirais serão liberados para a colheita dentro de uma sequência, começando com a uva Niágara Branca. Depois, será a vez da Concord (tinta). Em seguida, a Niágara Rosa e a Bordô. Mais tarde, estarão maduras as uvas sem semente Isis (rosada). O período será encerrado com a liberação da colheita da uva tardia Carmem (cor violácea intensa).

Além do “colha e pague”, na Vinícola Araucária é possível fazer uma visita guiada para conhecer o cultivo de uvas finas e o processo de elaboração de vinhos e espumantes, incluindo degustação harmonizada.

Há também trilhas ecológicas na mata, cachoeira, lagos, jardins, santuário e um mirante com vista panorâmica do reservatório do Miringuava, que no momento se encontra em processo de enchimento.

No complexo da Vinícola fica ainda o restaurante Gralha Azul, aberto diariamente com café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.

A Vinícola Araucária fica na rua Aparecida Góes de Paula, 1.300, na Colônia Malhada, em São José dos Pinhais. Saindo de Curitiba, sentido Joinville, pela BR-376, entra-se à direita no trevo do km 625, logo após o hotel La Dolce Vita, fazendo o retorno em seguida, entrando à direita no supermercado Cruz. A partir daí, seguir pela estrada vicinal, observando a sinalização. São 11 quilômetros da BR-376 até a vinícola.

(Fonte: Vinícola Araucária/Assessoria de Imprensa)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *