
Curitiba recebe dias 22 e 23 de novembro, no Teatro Guaira (auditório Salvador de Ferrante, o pequeno), o espetáculo “Mary Stuart”. da premiada dramaturga e atriz Denise Stoklos. As sessões serão às 20h no sábado e às 19h no domingo e os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 50 (meia-entrada).
No palco, acompanhada apenas de um foco de luz e uma cadeira, Stoklos interpreta duas rainhas rivais: as primas Mary Stuart e Elizabeth I. A sangrenta disputa pelo trono da Inglaterra, ocorrida há 400 anos, é apenas uma metáfora que a atriz utiliza para explorar temas universais como poder, opressão e liberdade.
Montada originalmente em 1987, no lendário Café La MaMa (EUA), a peça, escrita, dirigida e interpretada por Denise, é considerada um dos fenômenos teatrais brasileiros no exterior. O solo, que foi apresentado em dezenas de países, marca a criação do estilo “teatro essencial”, definido pela própria artista como uma linguagem radical ancorada na presença solitária do ator no palco, que utiliza unicamente sua voz e o gestual como recursos expressivos.
Em “Mary Stuart”, cujas apresentações em Curitiba celebram os 57 anos de carreira da artista, o equilíbrio entre tragédia e comédia permite a construção de um discurso politicamente agudo, sem ser panfletário e sem perder seu alcance reflexivo, em um teatro comunicativo, inteligente e inesperado.
Apesar da densidade dos temas, a montagem possui alta voltagem cômica e através de uma partitura que articula voz e corpo com liberdade e criatividade desconcertantes, a intérprete cria imagens cênicas inesquecíveis
Com mais de 55 anos de carreira e considerada uma das intelectuais e performers mais importantes do mundo, Denise Stoklos se apresentou em mais de 33 países, em sete diferentes idiomas, recebeu 22 prêmios, publicou sete livros e atuou em 27 solos teatrais de sua própria autoria.
(Fonte: TIP – Performance de Midia)