
Em tempos de Primavera, sabores florais e taças e copos de conteúdo colorido ganham destaque na coquetelaria do Fun’iki, restaurante que fica no rooftop de um prédio (r. Desembargador Motta, 2311, Batel, Curitiba) e divide o endereço com o Club Vibe. Criações do bartender Julio Perbichi têm ingredientes da culinária asiática como galanga, shisô e tamarindo. A casa abre de segunda a quinta, das 18h30 às 23h; sextas e sábados, até meia-noite.
Com apresentações criativas e técnicas que incluem elementos da gastronomia molecular, a carta de drinks reforça a proposta do Fun’iki de oferecer experiências gastronômicas originais e cosmopolitas, alinhadas à nova fase do restaurante. O destaque é que todas as criações foram pensadas para harmonizar com a gastronomia da casa, assinada pelo chef Eduardo Alves e que contempla a culinária asiática contemporânea. Entre os drinks estão:
Spiritual Release/Golfo da Tailândia – refrigerante de galanga, limão e cordial de abacaxi. A galanga, usada na culinária chinesa e tailandesa, também é conhecida por aplicações terapêuticas. O resultado é um drink de acidez equilibrada, dulçor moderado e notas picantes no ponto certo; Burn the Curse/Mar das Laquedivas – vodka, amaretto, xarope de cerveja, chá de frutas vermelhas e ceilão, limão. A bebida combina intensidade, aromas complexos e final persistente, mantendo elegância e frescor; Tropico Sour/Mar Arábico e Mar de Andemão – vodka, licor de banana, albumina, limão e xarope de baunilha.
Haenyeo/Mar da Coreia – vodka, Saint-Germain, licor abadia, xarope de shiso, limão e óleo de shisô. A planta, comum nas costas asiáticas, é usada em várias formas, do óleo às folhas. Traz notas herbais e cítricas, com aroma exótico e retrogosto marcante. Um coquetel de presença sofisticada; Bengal Tiki/Golfo de Bengala – rum, Peach Tree, orgeat, tamarindo, limão e xarope simples. O drink valoriza seu dulçor ácido característico, resultando em uma opção refrescante e equilibrada.