Ernani Costa Straube (1929-2025)

Professor Ernani Straube: uma vida dedicada à educação e à cultura/foto: Acervo de família

Sua última obra – o Dicionário Histórico dos Logradouros de Curitiba –, lançada em março de 2024, é um documento de referência fundamental para a vida da capital paranaense. Suas mais de 440 páginas oferecem, com detalhes, inclusive nomes antigos, informações sobre cinco mil ruas, avenidas, alamedas, praças e assemelhados. Um trabalho de fôlego que exigiu anos de pesquisas e muita dedicação. Mas quem conheceu o professor Ernani Costa Straube, que morreu nesta quinta-feira 16 de outubro, imagina que alguma nova contribuição à história do Paraná estava sendo preparada. Isto, aos 96 anos de idade.

A lista dos títulos de qualificação do professor Ernani é longa, assim como longa é a sua ativa e vitoriosa carreira: além de mestre, foi historiador, perito criminal, farmacêutico e gestor público nas áreas de educação e segurança pública, autor de vários livros e estudos importantes.

Um dos postos exercidos por ele foi o de diretor geral do Colégio Estadual do Paraná (lecionou ali por 19 anos), cargo em determinada época considerado tão importante quando o de secretário da Educação.

Na área educacional deixou sua marca em inúmeros estabelecimentos e foi também Inspetor Regional de Ensino de Curitiba, além de professor da Faculdade de Administração e Economia do Centro Universitário Franciscano.

Na de segurança pública, foi perito criminal da polícia científica, membro do Conselho de Polícia Civil e um dos idealizadores da Escola Superior da Polícia Civil do Paraná, que também dirigiu. Presidiu a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná.

Colecionou medalhas de mérito e condecorações conferidas por importantes entidades e títulos de associado de inúmeras instituições. Desde abril de 1995 era membro da Academia Paranaense de Letras, na cadeira 12, cujo patrono é Ubaldino do Amaral Fontoura. Foi presença assídua nas reuniões, assim como nas sessões do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que presidiu por vários mandatos, onde dava expediente duas vezes por semana e onde podia ser encontrado selecionando fotos da Curitiba antiga, combinadas com o mesmo ângulo dos tempos atuais, pesquisando ou atendendo pesquisadores.

O professor Ernani nasceu em Curitiba, em 28 de janeiro de 1929, filho de Guido Straube e de Myriam Costa Straube. Depois de completar no Colégio Estadual do Paraná os estudos de primeiro e segundo graus iniciados na Escola Seiler, em Curitiba, diplomou-se pela Faculdade de Farmácia da UFPR (foi oficial farmacêutico do Serviço de Saúde do Exército) e depois na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUCPR.

Foi casado com a professora e socióloga Lavínia Maria Gabardo Costa Straube, falecida em 2006, e pai de Isabela, Guilherme e Fernando.

O Dicionário Histórico dos Logradouros de Curitiba soma-se a outras obras de sua autoria, entre elas: Manoel da Fonseca Lima e Silva – Barão de Surui; Sistema Datiloscópico – Evolução histórica;
Símbolos do Paraná; O Prédio do Gymnásio; Guido Straube – Perfil de um professor; Do Liceo de Coritiba ao Colégio Estadual do Paraná; Símbolos – Brasil, Paraná e Curitiba; Biblioteca Pública do Paraná – Sua história; Polícia Civil – 150 anos; e Reis de Portugal e Administração do Brasil, lançado em 2021, listando reis, donatários de capitanias, ministros e nobres do Império, presidentes da Câmara e do Senado brasileiro, presidentes e governadores do Paraná, senadores e deputados paranaenses, vereadores curitibanos a partir de 1947, entre outros. Também uma valiosa obra de pesquisa.

Homem de hábitos simples, exigente, detalhista, mas dotado de boa vontade e simpatia, o professor Ernani pode ser sintetizado na frase estampada no convite de lançamento de seu último livro: “Mesmo que, pelas contingências da hierarquia, algumas pessoas tratem-me como doutor, título que cabe apenas aos acadêmicos com doutorado, eu sempre preferi ser tratado como professor, profissão que exerço e da qual tanto me orgulho. Afinal, o que pode ser mais importante do que um professor, que é quem ensina, educa e forma todos os doutores?”

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *