
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) abre na terça-feira 28 de julho as inscrições para a 14ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro, convidando vinícolas de todo o país a inscreverem seus rótulos. Único concurso dedicado exclusivamente ao espumante brasileiro, o evento consolida-se como vitrine da qualidade e diversidade do produto nacional, com a meta de seguir avançando em representatividade e abrangência. O prazo de inscrições encerra em 22 de agosto de 2025.
Na última edição, realizada em 2023, o concurso reuniu 505 amostras de oito estados brasileiros — Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo — demonstrando a força e a diversidade da produção nacional.
O objetivo agora é seguir avançando, ampliando ainda mais a participação de diferentes regiões do Brasil. Somente são aceitos espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos e que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas.
A inscrição, bem como a degustação e avaliação às cegas, será feita nos respectivos grupos divididos em duas categorias: Espumantes de segunda fermentação (Charmat/Tradicional) e Espumantes de primeira fermentação (Moscatéis Espumantes).
O concurso tem como propósito reconhecer e valorizar a qualidade dos espumantes elaborados no Brasil, estimulando a inovação e o aprimoramento técnico das vinícolas. Além disso, fortalece a imagem do espumante brasileiro tanto no mercado interno quanto no cenário internacional, evidenciando a diversidade de estilos, métodos de elaboração e terroirs do país.
“O Concurso do Espumante Brasileiro é mais do que uma premiação. É uma vitrine para mostrar ao Brasil e ao mundo o nível de qualidade que as vinícolas brasileiras alcançaram, fruto de muito trabalho, pesquisa e dedicação. A cada edição, percebemos não apenas o crescimento no número de amostras, mas também a evolução técnica e a ousadia das empresas em apresentar espumantes cada vez mais distintos e representativos de seus terroirs. Nosso objetivo é seguir avançando, ampliando a participação de diferentes regiões e fortalecendo ainda mais o espumante brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.
As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo site da entidade (www.enologia.org.br/concurso-do-espumante-brasileiro), mediante o preenchimento da ficha online e pagamento da taxa de inscrição. Cada amostra deverá ser enviada em quatro garrafas, acompanhadas da cópia da ficha de inscrição, até o dia 22 de agosto de 2025, na sede da ABE, em Bento Gonçalves (RS).
O Jantar de Premiação, agendado para 26 de setembro de 2025, será no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante. Na ocasião, serão conhecidos os espumantes premiados, que poderão ostentar selos de reconhecimento do concurso, fornecidos pela ABE, agregando ainda mais valor e visibilidade aos produtos vencedores diante dos consumidores.
O Concurso prevê a atribuição de distinções especiais para determinados espumantes que se destacarem em suas categorias. Será realizada uma degustação de preferência, entre os produtos que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar o que tiver maior preferência dos jurados. A Comissão Organizadora do Concurso determinará as Categorias/Grupos do “Prêmio Destaque”, tendo por base a representatividade no evento e o desempenho de qualidade obtido na fase de avaliação.
AS CATEGORIAS
Categoria I – Espumantes de segunda fermentação (Charmat/Tradicional)
Grupos A (Branco), B (Rosé) e C (Tinto)
Sub-Grupos 1 (Nature), 2 (Extra-Brut), 3 (Brut), 4 (Sec ou Seco), 5 (Demi-Sec)
Categoria II – Espumantes de primeira fermentação (Moscatéis Espumantes)
Grupo A(Branco) e 2 (Rosé)