Feira de vinhos naturais em Curitiba, dia 30

A feira terá a presença de 20 produtores de vinhos “despidos de aditivos”/foto: Pablo

Com o mote “NUA – vinhos despidos de aditivos”, Curitiba recebe no domingo 30 de novembro, das 13h às 20h, a Feira NUA, referência no movimento dos vinhos naturais no sul do país. O evento apresenta produtores que trabalham com mínima intervenção e práticas agroecológicas, conectando o público a vinhos que respeitam a uva e o terroir de onde vêm.

O local será a SOMA People & Culture (r. Marechal José Bernardino Bormann, 730, Bigorrilho) e os ingressos podem ser adquiridos em uticket.com.br/event/01LBVOSXCSNRGL

Criada em Florianópolis, a Feira NUA chega à capital paranaense com 20 produtores de vinho, um encontro pensado para privilegiar a relação direta entre campo e taça. A chegada em Curitiba teve início pela visão de Malu Meyer, proprietária da SOMA People & Culture, que identificou na cidade um ambiente propício para ampliar repertórios e experimentar novas formas de beber.

A realização local é da Desavinados, dupla de agrônomos e criadores de conteúdo Sabrina Sautchuk e Fábio Serini Castro, em parceria com o idealizador da feira, Lucas Olivella.

“Os vinhos naturais nascem de uma filosofia que busca interferir o mínimo possível no processo. São fermentados espontaneamente e sem aditivos químicos, o que resulta em bebidas mais vivas”, explica Sabrina. “Temos como core business os vinhos tradicionais, mas ficamos muito impressionados com a personalidade desses rótulos. Eles ampliam o repertório e provocam um novo olhar sobre o vinho”.

Mais do que degustar, o público é convidado a construir uma relação direta com quem produz. Segundo Olivella, essa é a essência do movimento. “Vinho natural não é um estilo. É um método. Cada produtor expressa o terroir à sua maneira, gerando desde brancos mais leves até tintos mais encorpados”.

Os vinhos serão degustados em taças de cristal/foto: Caio MIncarone

Na NUA, o público recebe uma taça de degustação, que permite experimentar os vinhos e realizar compras diretamente com os produtores. As degustações seguem formato orientado, com serviço responsável em cada estande, e acontecem com taças de cristal Tanyno Glass, que garantem precisão na experiência sensorial.

Além dos vinhos, a feira conta com uma seleção complementar de cafés, chocolates, queijos, charcutaria, kombucha e cervejas artesanais, todos oferecidos mediante compra. Esses produtos, integrados à curadoria da Desavinados, ampliam a experiência sensorial e fortalecem o diálogo entre bebida e alimento.

Para Fábio a Feira NUA funciona como um termômetro do lado B do vinho curitibano. “A cidade ainda não tem bares dedicados a esse tipo de vinho, mas existe uma identificação crescente com essa linguagem. Sempre trabalhamos com vinhos convencionais e encontramos aqui um campo fértil para novas percepções. Não há viés ideológico ou apaixonado, se o produto é bom, ele tem espaço”, afirmam.

Entre os produtores que integram a edição curitibana estão Wally Vinhos (Vitor Wally, Canguçu – RS), Vinícola De Cezaro (Daniel De Cezaro, Farroupilha – RS), Casa Viccas (Sara e Vivian, Serafina Corrêa – RS), Outro Vinho (Pedro Cupertino, Bento Gonçalves – RS), Vanessa Medin (Bento Gonçalves – RS) e Montaneus Vinhos (Gabi Suthoff, Farroupilha – RS).

(Fonte: THT Comunicação Arte)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *