Festival Paulo Leminski, dia 30, na Pedreira

Nomes de expressão do mundo artístico estarão no novo tributo a Leminski/foto: Reprodução

Depois do sucesso de sua primeira edição em comemoração aos 80 anos de um dos maiores multiartistas do Brasil, a organização do Festival Paulo Leminski anuncia a data de sua nova realização: 30 de agosto, às 16h, na Pedreira Paulo Leminski.

O evento celebra o legado do escritor, poeta, músico, crítico literário, compositor, jornalista, publicitário, tradutor e professor Paulo Leminski, que ficou conhecido como o “poeta pop” por conduzir as palavras no caminho da inovação e da linguagem além do seu tempo, sendo uma das maiores referências culturais do país e do mundo.

Já estão confirmados na data grandes nomes da música e da arte brasileira em manifestações artísticas de diferentes gêneros, todos marcados pela admiração e influência das obras de Leminski. Além disso, a programação ainda reúne atividades para as crianças no Espaço Sesc, bem como operações gastronômicas.

Os ingressos estão disponíveis pelo Shotgun com preços a partir de R$40 (meia-entrada), mais taxa. Crianças até 12 anos não pagam entrada.

Entre os confirmados na segunda edição do Festival Paulo Leminski está o cantor e compositor Lenine, vencedor de sete Grammys Latino e reconhecido por inúmeros sucessos. O artista se apresenta ao lado de Bruno Giorgi (baixo, bandolim, programações e voz), Pantico Rocha (Bateria) e Gabriel Ventura (Pantico Rocha).

Também está confirmado o músico Jards Macalé com o show “Coração Bifurcado”, que leva o nome do seu mais recente álbum. Com 50 anos de carreira, o cantor e compositor apresenta um repertório com sucessos atuais. No palco, Macalé será acompanhado por Navalha Carrera (guitarra), Lelena Anhaia (baixo), Aline Gonçalves (sopros), Victoria dos Santos (percussão) e Flavia Belchior (bateria).

A multiartista curitibana Raissa Fayet também está confirmada na segunda edição do Festival. A cantora e compositora, que já colaborou com nomes renomados da música, como Maria Gadú, Francisco El Hombre, Letícia Sabatella, entre outros, vai levar ao palco alguns sucessos do seu álbum “Rá”, lançado em 2017.

O evento ainda conta com o projeto musical “Leminskanções”, que reúne e celebra as composições de Leminski, idealizado por sua filha, Estrela Leminski, ao lado do músico e produtor Téo Ruiz. Lançado como álbum duplo em 2014, o trabalho reúne 25 faixas, sendo considerado a mais completa compilação da obra musical do poeta. Em 2024, o projeto foi relançado com novos arranjos em comemoração aos 80 anos de Leminski. Agora, em 2025, ano em que completaria 81, Estrela apresenta canções inéditas, que integrarão um disco em parceria com o produtor Gustavo Ruiz.

No intervalo entre os shows, quem comanda o palco é o DJ Tahira, com um set marcado por fortes influências brasileiras, africanas e latinas. Produtor, escavador musical e DJ há mais de 30 anos, Tahira já se apresentou em diversos festivais pelo mundo. Além disso, o festival terá como mestres de cerimônia a drag queen Juana Profunda e o comunicador Heitor Humberto.

O Festival Paulo Leminski é uma realização do Instituto Paulo Leminski e Whois Produções, com patrocínio da Itaipu Binacional, com apoio da Cerveja Praya, Fecomércio PR e Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Turismo do Paraná.

Mais informações pelo perfil oficial no instagram: @pauloleminskioficial.

 (Fonte: TIP – Performance de Mídia)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *