
Desta sexta-feira 11 até o domingo 13, a atração do litoral paranaense será o “Arraiá em Paranaguá”, com atrações para todas as idades. Com início a partir das 18h da sexta, o evento, gratuito e que faz parte da programação da 13ª Festa da Tainha, reúne apresentações culturais, teatro, dança e tecnologia cênica para celebrar as festas juninas de forma única na praça 29 de julho, também conhecida como Praça de Eventos Mário Roque.
Entre os destaques da programação, estão dois espetáculos: a irreverente “Quadrilha Desorganizada” e a projeção mapeada “Coração de São João”, que combina teatro, luz e música para contar histórias cheias de tradição.
A “Quadrilha Desorganizada” é uma encenação caipira com cerca de 30 minutos de duração, que apresenta humor, suspense e música típica em um clima de festa, danças e reviravoltas, prometendo arrancar risadas e aplausos do público.
A trama gira em torno de Bob Cabra Márcio, um noivo ingênuo e apaixonado, que sonha em se casar com a encantadora Suzie Pistola. O que ele não sabe é que Suzie, junto com seu comparsa White Jack Daniels, arma um plano para arrancar seu dote. O que parecia ser um casamento do interior vira uma grande confusão quando surge uma narradora misteriosa — uma xerife infiltrada — que prepara uma armadilha para desmascarar os golpistas no altar.
Unindo tecnologia, teatro e música, o espetáculo de projeção “Coração de São João” será apresentado nas paredes do MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. A história acompanha Maria e José, personagens enamorados que conduzem o público por lembranças, tradições e emoções que fazem parte das festas juninas brasileiras, com clássicos da música popular, projeções cênicas e poesia popular, convidando todos a dançar com a saudade, rir com o amor e celebrar a beleza de festejar juntos.
Estão programadas ainda duas apresentações do Fandango Mandicuera, guiado pelo mestre Aorelio Domingues, uma manifestação cultural que combina música, dança, poesia e festividade.
O “Arraiá em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos e Grupo Fertipar, com apoio da Harbor Operadora Portuária, Terin Terminais Inteligentes, Master Operações Portuárias, Pasa – Paraná Operações Portuárias e Rocha Terminais Portuários e Logística. Toda a programação conta com audiodescrição para pessoas cegas, interprete de libras, e cadeiras reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas do espectro altista e outras síndromes.
(Fonte: TIP – Performance de Mídia)