
A cidade de Blumenau (SC) será palco, entre 28 de fevereiro a 2 de março, do 14º Concurso Brasileiro de Cervejas, que vai reunir 2.700 rótulos em 175 diferentes categorias. A premiação será dia 3 de março, data que antecede a abertura do Festival Brasileiro da Cerveja e do Degusta Cervejas do Brasil, eventos com diferentes modelos de consumo que acontecem no Parque Vila Germânica.
Em relação a 2025, o Concurso Brasileiro de Cervejas teve 7,5% a mais de rótulos inscritos. A diversidade também cresceu: aumentou 5,14% o número de estilos contemplados. A ordem dos estilos com maior número de inscritos se manteve em 2025 e 2026. O maior número de cervejas avaliadas será de American IPA, seguida de Catharina Sour, Session IPA e American Lager.
Três estilos chamam a atenção pelo aumento de concorrentes. O número de cervejas inscritas na categoria Gluten Free aumento em 700% entre a 13ª e a 14ª edição. Entre os rótulos competindo pelo destaque em Sem Álcool, houve um crescimento de 9,3%. Outro destaque é para as inscrições em cervejas com maturação em madeiras brasileiras, com acréscimo de 55%.
Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e um dos organizadores do Concurso Brasileiro de Cervejas, comenta que tanto o crescimento no número de estilos quanto os aumentos mais acentuados em categorias específicas são reflexos do mercado: “Temos, por um lado, a ampliação muito rápida das opções de cerveja que estão alinhadas com uma vida mais saudável, que está sendo buscada pelos consumidores”, diz. “Por outro, uma valorização do terroir, de criações brasileiras, ao mesmo tempo em que os próprios cervejeiros estão dedicados a inovar dentro da brasilidade”.
A qualificação do corpo de jurados, selecionado pelo Conselho Consultivo, é, para Carlo, um dos grandes alicerces da credibilidade da competição. “São mais de 70 nomes com experiência atestada pelo mercado e qualificação a altura do desafio que é destacar alguns desses rótulos”, diz.
A lista com os vencedores das 13 edições anteriores do evento está disponível no site https://bit.ly/concursobrasileirodecervejas-vencedores, na área Galeria dos Campeões. Por lá, é possível conferir quem foram os premiados por cervejaria e estilo, além de consultar as melhores cervejarias de cada ano e as melhores cervejas eleitas pelo júri.
Para 2026, o Concurso Brasileiro de Cervejas tem duas novidades. A primeira é a ampliação da parceria com o mais importante concurso global de bebidas, o World Beer Awards (WBA). O número de inscrições com descontos para as cervejas premiadas foi ampliado.
A outra novidade é a inclusão do estilo Manipueira Selvagem entre as avaliadas pelo Concurso. Esta é mais uma inovação do mercado nacional: uma cerveja fermentada a partir da mandioca que, desde 2025, consta nas possibilidades de registro de produto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
(Fonte: Melz Assessoria de Imprensa)
