
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) abre na segunda-feira 23 de fevereiro, as inscrições para o Concurso do Suco de Uva Brasileiro – Edição 2026. Vinícolas de todo o país poderão inscrever suas amostras na iniciativa inédita, que marca o primeiro concurso do mundo dedicado exclusivamente à avaliação técnica e profissional da bebida.
Produtores registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conformidade com a legislação vigente, poderão inscrever suas amostras até 13 de março pelo site www.enologia.org.br, onde também está disponível o regulamento completo com todas as orientações técnicas e critérios de participação.
O presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli, diz que este é um momento histórico para o setor: “O suco de uva brasileiro alcançou maturidade de mercado e reconhecimento junto ao consumidor. Era o momento de criarmos um espaço exclusivo de avaliação técnica, com critérios profissionais e metodologia própria, que estimule a qualificação e reconheça a excelência do produto nacional”.
As vinícolas poderão inscrever os sucos em cinco categorias: Suco de Uva Natural, Suco de Uva Integral, Suco de Uva Reconstituído, Suco de Uva Gaseificado e Suco de Uva Orgânico ou Biodinâmico, com três grupos em cada uma – branco, rosé e tinto. Para embalagens com volume igual ou superior a 750 ml, deverão ser entregues duas unidades. Já para embalagens com volume inferior a 750 ml, três unidades. O Concurso não prevê a participação de produtos classificados como Suco Adoçado, Néctar de Uva, Bebida ou Refresco de Uva, ou qualquer outra variação não prevista.
As amostras serão avaliadas às cegas dias 9 e 10 de abril por um painel de degustadores especializados, com base em critérios sensoriais como aspecto visual, qualidade aromática, equilíbrio gustativo e harmonia geral. Os produtos melhor pontuados poderão receber as medalhas Mérito Uva, Platina e Diamante, selos que agregam valor institucional e comercial às marcas premiadas. A divulgação oficial dos resultados ocorre dia 11 de abril.
A degustação irá atribuir pontuação de 0 a 100 pontos, com base em ficha própria, atribuída pela organização do evento. Produtos com mais de 95 pontos receberão Medalha Diamante, com pontuação entre 90 e 95 pontos, Medalha Platina e para os que ficarem entre 85 e 89 pontos será atribuído o Mérito Uva. Os selos oficiais poderão ser utilizados nos rótulos e materiais promocionais, agregando valor comercial e institucional às marcas premiadas.
O lançamento do concurso acompanha o crescimento expressivo do consumo no Brasil. Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária indicam aumento de 52% no consumo nacional entre 2016 e 2023, alcançando cerca de 275 milhões de litros por ano.
Além da relevância econômica, o suco de uva vem se consolidando como alternativa saudável e sem álcool, alinhada à busca do consumidor por produtos naturais e funcionais.
(Fonte: ConceitoCom Brasil)
