
O wine & cocktail bar Five Lounge do hotel NH Curitiba (r. Nunes Machado, 68, Centro) promove nesta quinta-feira 10, a partir das 19h, mais uma edição do Juli Convida, evento de vinho e gastronomia comandado pela sommelière Juli Rodrigues, desta vez com a parceria da Vinun Terra, vinícola de Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, produtora de vinhos biodinâmicos.
Serão degustados três vinhos biodinâmicos, acompanhados de tábua de frios, ao preço de R$ 130 por pessoa mais 10% de serviços.
Membros da família produtora estarão presente para explicar como funciona a metodologia biodinâmica e seus efeitos na qualidade e no perfil sensorial dos vinhos.
Explica Edgar Giordani, da Vinum Terra: “Ao contrário do vinho convencional, que pode conter uma série de produtos químicos e aditivos e é feito com uvas comuns, o vinho natural é produzido com mínima intervenção, utilizando técnicas tradicionais e, principalmente, uvas orgânicas ou, preferencialmente, biodinâmicas”.
Antônio de Albuquerque, diretor do NH Curitiba The Five, destaca: “A presença da Vinum Terra representa o compromisso com experiências enogastronômicas de alta qualidade. A profunda expertise dos enólogos e seus conhecimentos sobre viticultura trarão aos participantes a chance de conhecer intimamente cada rótulo”.

A vinificação biodinâmica busca maximizar as características do vinho por meio de uma abordagem holística, criando um ambiente propício ao cultivo das vinhas. “Um dos pilares da vinificação biodinâmica é o uso de uvas cultivadas sem pesticidas, herbicidas ou produtos químicos”, descreve Edgar Giordani.
Para atingir esse objetivo, os produtores utilizam práticas como compostagem e o cultivo de ervas e flores no entorno dos vinhedos, fortalecendo o ecossistema local. “Além disso, os vinhos naturais são fermentados com leveduras selvagens presentes nas próprias uvas, em vez de leveduras industriais produzidas em laboratório. Outra característica marcante é a baixa ou nenhuma adição de sulfitos, um conservante comum em vinhos convencionais. Os sulfitos podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e comprometer a tipicidade do vinho. Os rótulos da Vinum Terra não contêm sulfitos — apenas uvas orgânicas e biodinâmicas na garrafa”, detalha o especialista.
Fundada em 2017, a vinícola conta com cinco hectares de vinhedos. Em 2022, recebeu a certificação de produção orgânica e, desde 2023, está certificada como biodinâmica pelo Demeter — selo internacional que assegura práticas de agricultura biodinâmica.
(Fonte: Central Press)