Livro infantil mostra importância da educação emocional

O livro, escrito por 18 psicólogas, fala sobre a importância das competências socioemocionais para as crianças/fotos: Editora Lado A/Pati Martinho

Uma fábula infantil que ensina às crianças diferentes conceitos de empatia, comunicação, coragem e outras competências socioemocionais. Esse é o enredo de Rick – Um livro sobre habilidades sociais” (40 págs., R$ 59) que chega ao mercado nacional pela Editora Lado A.

A obra foi escrita por 18 psicólogas, que trabalharam em coautoria e sob a coordenação da terapeuta familiar Fabiana Canda. A narrativa – ilustrada por Jéssyka Gomes – conta a história de um passarinho que embarca em uma jornada pela floresta das emoções. Com aventuras e descobertas, o personagem central e seus novos amigos vão aprender lições para toda vida.

Recém lançado em Curitiba (PR) e Joinville (SC), “Rick – Um livro sobre habilidades sociais” celebra a marca de mais de mil exemplares vendidos em menos de um mês após seu lançamento.

Instrumento de transformação

Por meio das experiências vivenciadas pelos personagens, o livro trabalha 18 habilidades emocionais como inclusão, resolução de conflitos, cooperação, entre outros.

“A ideia é que as crianças se identifiquem com as situações apresentadas e entendam que, assim como Rick, elas também podem resolvê-las. Nossa dinâmica consiste em pequenas ocorrências e suas soluções, com foco em dar visibilidade aos temas e provocar o diálogo”, explica o editor e idealizador do projeto, André Greca.

Segundo o editor, a proposta da obra é incentivar e fortalecer o desenvolvimento emocional dos pequenos. Por isso, mais do que contar uma história, o livro uniu diferentes olhares da psicologia e ofereceu um material para ser utilizado pela ‘tríade educacional fundamental’: pais, educadores e profissionais da área.

“São 18 coautoras. Cada uma contribuiu com sua experiência e conhecimento, tornando o livro mais rico e abrangente. Essa estrutura colaborativa garantiu variedade de abordagens e maior profundidade aos conteúdos apresentados. Assim, o leitor vai ter acesso a diferentes perspectivas da psicologia aplicada à infância”, comenta Greca.

 Benefícios da educação emocional

Para a terapeuta Fabiana Canda, um dos principais diferenciais da obra é a ênfase na educação emocional para o desenvolvimento infantil e também para a formação de adultos mais resilientes, empáticos e conscientes.

“Abordar esses comportamentos desde a infância é um investimento no futuro das crianças. Isso pode ajudá-las com as ferramentas necessárias para navegarem na complexidade das relações humanas, se tornarem adultos emocionalmente saudáveis e socialmente competentes”, explica a terapeuta familiar.

Além de potencializar o desenvolvimento das competências emocionais, o livro traz atividades lúdicas complementares, interações em vídeo – acessadas por meio de QR Code – que oportunizam uma experiência virtual, oferecem apoio aos pais e educadores. “Isso deixa a teoria acessível, aplicável, enriquece a experiência de leitura e facilita a implementação das ideias em contextos reais”, completa Fabiana.

O livro – disponível na Livrarias Curitiba, Amazon e A Página – é recomendado para crianças a partir de dois anos, pode ser utilizado em casa, em ambientes educacionais e terapêuticos. Mas, como lembra a coordenadora da obra, “um livro infantil nunca é só para uma criança. Ele é um carinho de um pai, um colo de uma mãe e um olhar de professora. Rick é isso; uma porta de conexão emocional com as famílias, a partir da criança”.

(Fonte: Mem Comunicação)

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *