
Com apoio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) será lançada oficialmente nesta terça-feira 15, a Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). O lançamento oficial da nova entidade será durante a WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da região e reúne profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, hospedagem, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne cerca de 30 mil profissionais do setor a cada edição.
Inédita, a iniciativa ajudará a impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil. O apoio estratégico da Agência demonstra o reconhecimento do potencial do segmento de observação de vida silvestre para aumentar o ingresso de visitantes internacionais nos destinos brasileiros e promover práticas sustentáveis em todo o território nacional.
O lançamento marca um passo importante para o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico no Brasil. A solenidade contará com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da presidente da associação, Roséli Azi Nascimento, além de atores do setor.
“A Embratur reconhece o potencial da observação de aves para diversificar nossos destinos, promover sustentabilidade e fortalecer o turismo de natureza, um segmento em que o Brasil é referência global e que é muito importante para a conservação ambiental. O turismo é uma atividade econômica que faz com que nossos biomas tenham mais valor preservados que desmatados”, afirma Freixo.
E complementa: “De forma inédita, a Embratur apoia a criação da associação que representará o turismo de observação de vida silvestre do País, com foco na promoção internacional deste nicho do turismo de natureza que atua com a conservação do meio ambiente, fauna e flora, além de levar desenvolvimento para novas regiões e gerar impactos positivos, econômicos e sociais. E iniciaremos com o ‘birdwatching’ em diversas ações neste ano”.
“A criação da Associação TOVS fortalece a posição do Brasil no mercado internacional de Turismo de Observação, promovendo práticas sustentáveis, atraindo visitantes, bem como as comunidades locais. Essa iniciativa não apenas destacará a rica biodiversidade do país, mas também incentivará a conservação ambiental e o envolvimento das comunidades na valorização de seus recursos naturais, fortalecendo nossa posição como destino de Observação de Vida Silvestre”, lembra a presidente da associação, Roséli Azi Nascimento.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Embratur)