
A Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP) comemora seu 55º aniversário com um evento especial de lançamentos e celebração do recém-instituído Dia da Escritora Paranaense, na segunda-feira 25 de novembro. Será das 10h às 12h, na sede da entidade (rua Visconde do Rio Branco, 1717).
O ano de 2025 é marcante para a instituição, que vê o dia de sua fundação, 25 de novembro, ser oficializado como o Dia da Escritora Paranaense, conforme a Lei sancionada pelo governador em 27 de outubro, originada pelo projeto de Lei da deputada Ana Júlia Ribeiro.
Há meio século, Pompília Lopes dos Santos, a fundadora, abraçou o desafio de criar uma Academia de Letras formada por mulheres. Hoje, as 40 cadeiras da AFLP abrigam mulheres realizadoras cujos trabalhos cruzaram fronteiras, mantendo vivos os ideais de nossa fundadora.
A celebração marca o lançamento de quatro obras, sendo dois livros inéditos na plataforma Amazon, em formato impresso e e-book, ampliando o alcance da produção das acadêmicas para mais de 200 países.
“55 Anos de história da Academia Feminina de Letras do Paraná” (472 páginas) é um livro transmídia escrito a muitas mãos, que narra a trajetória da instituição fundada em 1970, apenas oito anos após a mulher brasileira ter sua capacidade civil reconhecida. Com editoração de Rita Cassitas e projeto gráfico de Lana Zatti.
“Poetas da Academia Feminina de Letras do Paraná – 1867 a 2025” (477 páginas) é uma antologia comentada que resgata a poesia de patronas e acadêmicas, totalizando 150 escritoras desde a fundação. A obra destaca as 68 poetas que se dedicam ao gênero. A editoração é de Rita Cassitas e o projeto gráfico de Lana Zatti.
Além disso, a Academia retoma uma tradição de 1975, relançando a Revista da Academia Feminina de Letras do Paraná em uma edição comemorativa intitulada “O Nome da Rosa”, iniciativa que visa recolocar a produção das acadêmicas em circulação nos meios culturais e acadêmicos.
Em parceria com a Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), será disponibilizada a obra “Simplicidade” (88 pgs.), uma coletânea de textos de acadêmicos de ambas as instituições, que estará disponível para download gratuito no site da AFLP.
O evento contará com a presença confirmada da neta da fundadora, Pompília Lopes dos Santos: a médica e escritora Fê Moreira, que, na ocasião, Fê Moreira lançará seu primeiro livro, “Revelando um coração na prateleira do armazém”, agregando um toque pessoal à homenagem familiar.
(Fonte: NCA Comunicação)
