
‘Rondélio do Poty’: este é o prato que o chef Délio Canabrava escolheu como o Prato da Boa Lembrança 2026 de seu restaurante Cantina do Délio e que será lançado oficialmente nesta quarta-feira 11. O nome é uma homenagem ao artista paranaense Poty Lazzarotto (1924-1998).
Na descrição do chef, é um rondeli de massa artesanal, recheado com ricota cremosa e espinafre, banhado em molho de tomate fresco e um cremoso bechamel, gratinado ao forno.
Além de saborear o ‘Rondélio do Poty’ (R$ 160), o cliente leva para casa uma cerâmica colecionável, parte integrante da tradição da Boa Lembrança. A peça deste ano apresenta uma ilustração exclusiva inspirada na obra de Poty Lazzarotto, tornando-se uma lembrança especial e um item de colecionador.
“É uma honra para a Cantina do Délio homenagear um artista tão importante para a nossa cidade como Poty Lazzarotto. Queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência única, unindo a boa gastronomia à arte e à cultura,” afirma Délio Canabrava, dono na Cantina, no cenário de Curitiba há 18 anos.
Hoje com 96 restaurantes associados, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi criada há três décadas – 4 de março de 1994 – pelo chef italiano Dânio Braga, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Ao longo desse período foram produzidas mais de dois milhões de cerâmicas, cada uma retratando o prato de cada associado.
Atualmente, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança é presidida pelo chef Pedro Hoffmann e tem sede na cidade de Porto Alegre (RS). Délio Canabrava é o diretor da entidade para a região Sul.
No Paraná, participam das Associação seis restaurantes: Cantina do Délio, Ernesto Ristorante e Quintana Gastronomia, de Curitiba; Bierwit Restaurante e Choperia e Girassol, ambos de Palmeira: e Villa Morretes Restaurante, em Morretes, litoral paranaense.
