
O Museu Oscar Niemeyer (r. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba) informa que já estão disponíveis para venda dois novos catálogos de exposições ali realizadas: “Sonhos de Cinema: Arte para a Sétima Arte” e “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”.
As mostras estão em cartaz na sala 11 e na Torre do Olho (térreo e primeiro andar), respectivamente. As publicações podem ser encontradas na MON Loja física e virtual.
“Sonhos de Cinema: Arte para a Sétima Arte” apresenta uma seleção de 75 cartazes icônicos criados por renomados artistas gráficos cubanos. Com curadoria de Jean-François Couvreur e curadoria-adjunta de Jhon Voese, a maioria dos cartazes da mostra foi feita inteiramente à mão, garantindo riqueza de textura, cores intensas e traços autênticos.

Reconhecidos internacionalmente pela Unesco por seu valor e sua importância, os cartazes cubanos de filmes são notórios pela criatividade e qualidade gráfica inquestionável. Criados por artistas como René Azcuy Cárdenas, Eduardo Muñoz Bachs, Antonio Pérez González (Ñiko) e Antonio Fernández Reboiro, os cartazes permitem uma viagem pelo design gráfico cubano das décadas de 1960 e 1970, destacando a influência do cinema e da cultura política na América Latina. As peças são originais, muitas assinadas pelos autores. Impressos em serigrafia, alguns cartazes são em preto e branco e outros em policromia.
A exposição “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra” tem curadoria do colecionador Victor Nosek, com a colaboração do professor e diplomata Fausto Godoy.
A mostra reúne 37 tapetes do Afeganistão que retratam cenas de paz e guerra e refletem momentos diferentes do panorama sociopolítico e cultural daquele país. A exposição também conta com 32 joias afegãs que fazem parte do cotidiano dos povos de regiões nas quais os tapetes foram confeccionados.
(Fonte: Divulgação/MON)
