
O mediador de leitura e agente literário Rodrigo Hayalla ministra a palestra “Narrativas Íntimas: literatura e memória”, nesta quarta-feira 10, das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná (r. Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba), com intérprete de libras para facilitar a inclusão.
As inscrições são gratuitas, já podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CPKoWqAhD6Uoszn57 As vagas são limitadas e direcionadas aos professores da rede pública de ensino de Curitiba. O evento faz parte da programação do III Festival da Palavra de Curitiba.
Durante o encontro, Rodrigo Hayalla e os participantes vão entender como a escrita literária funciona como instrumento de preservação, reconstrução e reinvenção do passado. Por meio de obras contemporâneas de diversos autores, a conferência vai investigar como os escritores transformam experiências individuais e coletivas em narrativas que transcendem o tempo, costuram lembranças, traumas, afetos e esquecimentos.
A conferência integra o projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória. A iniciativa engloba diferentes eventos que estimulam os idosos a praticar a escrita criativa e a imaginação, a partir da rememoração de suas vivências com os cães.
“O objetivo é incentivar as pessoas de mais idade a ter contato com a escrita e com a leitura, auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, concentração, na expressão das emoções e na organização dos pensamentos”, conta a escritora, doutora em Teoria e História da Literatura pela Unicamp e idealizadora do projeto, Iamni Reche Bezerra.
O projeto cultural iniciou em julho, segue até o mês de novembro e engloba a realização de 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura para crianças e jovens (a partir de 12 anos) da rede pública de ensino de Curitiba e mais três laboratórios de leitura. Também haverá a doação de 100 livros de literatura para as Casas da Leitura da capital paranaense.
As atividades estão sendo realizadas por uma equipe de profissionais que envolve a escritora e idealizadora do projeto Iamni Reche Bezerra, a produtora e escritora Lilyan de Souza e pelo escritor, Ali Freyer.
O projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.
(Fonte: Mem Comunicação)