Parceria com Alemanha incentiva turismo sustentável

Marcelo Freixo: encontro sela parceria com a Agência de Promoção de Exportações da Alemanha/foto: Axel Kammann/Embratur

A Embratur fará uma parceria com a Agência de Promoção de Exportações da Alemanha (IPD) para apoiar o turismo sustentável e de base comunitária no Brasil. O assunto foi tratado na reunião nesta terça-feira 7, na Feira Internacional de Berlim, entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a vice-diretora da IPD, Judith Emerling, e o gerente de sustentabilidade da instituição, Marius Türmmich.

A agência alemã já presta auxílio financeiro a iniciativas ligadas à sustentabilidade em diversos países e agora planeja que o Brasil seja o foco das ações na América Latina. O objetivo é, por meio da promoção da sustentabilidade e do turismo comunitário, fazer com que mais europeus, interessados em viagens dessa natureza, visitem o Brasil.

Segundo Emmerling, turistas oriundos da Europa valorizam experiências que não provoquem impacto na emissão de carbono e que gerem impactos positivos em pequenas comunidades que estejam comprometidas com a conservação ambiental, como quilombolas, caiçaras, ribeirinhos e indígenas.

Durante o encontro, Marcelo Freixo e a diretora de Negócios e Marketing Internacional, Jaqueline Gil, reafirmaram que o engajamento com a agenda climática é compromisso prioritário da nova Embratur e que uma gerência foi criada para se dedicar ao tema.

“O Brasil da sustentabilidade e da promoção da diversidade está de volta, e a Embratur é uma das expressões disso. Nós estamos trabalhando para que o turismo seja um motor do engajamento do turismo em programas de conservação das florestas e demais biomas, da proteção dos direitos dos povos tradicionais e da redução da emissão de carbono. Além de ser uma questão de defesa da vida e do planeta, esse é um valor fundamental para que o Brasil seja um destino mais competitivo no turismo internacional”, avaliou o presidente.

(Fonte: Embratur – Assessoria de Imprensa)

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