Parque é tributo à obra de Jaime Lerner

A Rua da Música é o mais recente item agregado ao parque, unindo a Ópera e a pedreira/fotos: Ricardo Marajó/Secom

A Prefeitura de Curitiba inaugurou oficialmente, na noite da quarta-feira 2 de julho, o parque Jaime Lerner, que homenageia o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, mentor da transformação urbana da capital paranaense a partir do início dos anos 1970.

O parque é um complexo formado pelo teatro Ópera de Arame, pedreira Paulo Leminski e agora a Rua da Música, que une os dois espaços culturais e ao longo da qual haverá uma série de equipamentos gastronômicos e de lazer.

Ao falar, na ocasião, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a figura de Lerner no contexto da Cidade de Curitiba e do Estado do Paraná e anunciou uma nova homenagem: um busto de bronze do urbanista no calçadão da rua 15 de Novembro, o primeiro do país, uma das obras icônicas e inovadoras executadas na primeira das três gestões de Lerner na cidade.

Visão do conjunto que forma o parque Jaime Lerner, no bairro Abranches

O lançamento do Parque Jaime Lerner com a conexão proporcionada pela Rua da Música celebra uma nova fase do espaço. O complexo do Parque das Pedreiras, formado pela Ópera de Arame e pela Pedreira Paulo Leminski, recebeu o nome de Parque das Pedreiras Jaime Lerner, em 17 de dezembro de 2021, quando um memorial na entrada da Ópera de Arame foi inaugurado. Naquela data, Lerner faria 84 anos. O ex-prefeito faleceu em 27 de maio de 2021.

Dentre as autoridades presentes no lançamento estavam o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o empresário Helio Pimentel, CEO do Parque Jaime Lerner e sócio da DC Set responsável pela concessão do Parque das Pedreiras, e Ilana Lerner, filha do ex-governador e ex-prefeito Jaime Lerner.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *