Parque Ibirapuera ganha deques junto aos lagos

Um dos deques inaugurados no lago do Parque Ibirapuera/foto: Divulgação/Urbia Parques)

A Urbia, empresa gestora de parques, anuncia a inauguração de deques nas margens dos lagos do Parque Ibirapuera, em São Paulo, uma ação estratégica que integra a restauração do espaço e faz parte do Projeto Pôr do Sol, um conjunto de intervenções com foco na conservação ambiental, no lazer e na contemplação da natureza.

Com R$ 5 milhões investidos, a entrega reforça a contínua recuperação das margens dos lagos, além de proporcionar novas possibilidades de interação entre o meio ambiente e os visitantes.

Ao longo dos anos, a presença de pessoas ao redor dos lagos danificou a vegetação local, causando a compactação do solo e levando sedimentos para dentro da água. Com o objetivo de recuperar as margens, foi realizado o plantio de 6.525 plantas herbáceas e 8 mil arbustivas, em uma área que totaliza 4.423,71 m². Além de serem desenhadas para ordenar o uso do espaço, as plataformas foram projetadas com materiais que se integram à paisagem, com piso drenante e mobiliários que reforçam o compromisso com o cuidado ambiental.

Os deques foram posicionados próximos ao espelho d’água, mas a uma distância que evita o contato indevido com a água, a fauna e a própria margem do lago que é recuperada pela concessionária. O desenho arquitetônico, com formas orgânicas que flutuam sobre o terreno e se adaptam ao desnível natural, respeita a ambiência dos bens tombados do Parque e foi concebido de maneira a apresentar pouca variação de nível entre os degraus, sendo complementado por rampas de plano inclinado suave, o que garante acessibilidade aos frequentadores. Dessa forma, as plataformas acompanham as características do terreno e registram baixo impacto visual. Além disso, os projetos foram avaliados e receberam a aprovação dos órgãos de tombamento.

No Lago da Fonte Multimídia, dois deques estarão situados próximos ao Museu Afro Brasil, enquanto o terceiro estará próximo ao Portão 9 oferecendo uma vista privilegiada do nascer do sol e do Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, monumento histórico situado à Avenida Pedro Álvares Cabral.

Já no Lago das Garças a escolha para a montagem de dois deques levou em consideração uma área de uso consolidada pelos frequentadores, especialmente aqueles que se reúnem para contemplar o pôr do sol na ponte. O espaço também contou com um aumento no manejo da vegetação para garantir a proteção ao meio ambiente.

 

Compartilhar: