Passeio a pé refaz o itinerário de Dalton Trevisan

Edifício da UFPR, onde Dalton Trevisan diplomou-se em Direito; na época, anos 1940, o prédio tinha outra fachada, sem as colunas/foto: JZ

Os apaixonados por livros, cultura e literatura terão a oportunidade de participar de uma atividade inédita e gratuita neste sábado 16 na capital paranaense. Trata-se do primeiro Walking Tour – Curitiba Literária nos Passos de Dalton Trevisan, um passeio a pé e guiado para conhecer a metrópole por meio das obras e da vida do escritor Dalton Trevisan [14/06/1925 – 09/12/2024].

Para participar, basta comparecer ao Museu Oscar Niemeyer (MON) no sábado, às 13h, e fazer a inscrição no balcão de informações. A atividade começa às 14h e será conduzida pelos escritores Cristiano Nagel e Carla Viccini. O passeio vai percorrer dois itinerários e haverá ônibus gratuito para ajudar nos deslocamentos.

O primeiro roteiro é intitulado Do Alto da Glória à Praça Santos Andrade, vai percorrer quatro locais com o seguinte trajeto:

Casa de Dalton Trevisan, onde o escritor viveu recluso e escreveu por décadas.

Livraria do Chain, local onde Dalton entregava contos para publicação.

Teatro Guaíra, no miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, onde participou com suas poesias da revista “Joaquim”. A fachada do Teatro Guaíra foi feita por Poty Lazzarotto, grande amigo de Dalton Trevisan.

Praça Santos Andrade/UFPR: aqui Dalton Trevisan graduou-se em Direito pela UFPR na década de 1940. É o lugar de sua formação jurídica e do início de sua carreira de advogado (exercida por cerca de sete anos). Ao término, o ônibus retorna ao MON.

O segundo roteiro, Do Largo ao Edifício São Bernardo, vai percorrer cinco locais e terá o seguinte trajeto:

Largo da Ordem, local citado em “em busca de Curitiba Perdida”, “onde os cavalos de sonho dos piás vão beber água”.

Praça Tiradentes, presente em alguns dos textos de Dalton Trevisan.

Rua XV, onde o escritor frequentava a antiga Confeitaria Schaffer, hoje Galeria Schaffer.

Praça Osório/Boca Maldita, frequentada por Dalton e seus amigos.

 Edifício São Bernardo, onde o escritor viveu seus últimos dias.


Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba/foto: Divulgação/44ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro

“Essa é uma experiência imersiva que une literatura, história e a paisagem urbana da capital paranaense. É uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da história de um dos maiores contistas da literatura brasileira”, explica Cristiano Nagel.

“Dalton Trevisan ficou conhecido por sua reclusão radical e por retratar com ironia, concisão e brutalidade o cotidiano curitibano. Foi chamado de ‘O Vampiro de Curitiba’; personagem que atravessa seus livros e a própria cidade”, destaca Carla Viccini.

Dalton Trevisan nasceu em Curitiba em 1925. É um dos maiores escritores brasileiros, conhecido por sua discrição e pelo uso inusitado da correspondência. Recebeu importantes prêmios, incluindo o Jabuti e o Camões, e sua obra inclui clássicos como O Vampiro de Curitiba e Cemitério de Elefantes.

O primeiro Walking Tour – Curitiba Literária nos Passos de Dalton Trevisan é uma das atrações da 44ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro. O evento, um dos maiores do estado, será realizado simultaneamente em 27 cidades paranaenses e homenageará o escritor Dalton Trevisan, destacando o tema “Cidades Literárias”. Com mais de 250 horas de programação, o evento espera atrair mais de 60 mil visitantes.

Informações: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

(Fonte: Mem Comunicação)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *