Poesias de Bebel serão lançadas também em Lisboa

Bebel Ritzmann no lançamento de seu terceiro livro de poesias

O livro “Outras poesias e Eu”, da jornalista e empresária Bebel Ritzmann, editado pela Selos Livros Legais e lançado em Curitiba na sexta-feira 10, no Hostel Bebel, com sessão de autógrafos, terá outros dois lançamentos, cada um em dois momentos: dias 16 e 19 de maio, no Rio de Janeiro, e dias 29 de maio e 16 de junho, na 94ª Feira Literária de Lisboa, em Portugal.

Em “Outras poesias e eu”, a autora traz em forma de poemas seus ‘eus’, ora confessionais, ora surreais, ora inquisidores. “Pretendo levar os leitores a uma reflexão sobre o mundo de hoje”, diz.

A obra traz o ensaio literário do professor Ivan Proença, doutor em literatura brasileira, “que muito me honra, me colocando como destacada poeta da Literatura Contemporânea”, destaca Bebel.

Para Ivan Proença, o livro confirma o ingresso de Bebel Ritzmann entre os destacados poetas da literatura contemporânea brasileira: “Original galeria dos ‘eus’ da poeta. O Eu de Augusto (dos Anjos) em 2ª edição, póstuma, acrescida, denominou-se “Eu” e outras poesias; através de décadas inúmeras edições, o livro mais editado, em poesia, no panorama literário brasileiro”.

O livro ainda conta com a apresentação da autora e ilustrações da artista plástica Ascensión Chanqués. Os poemas de “Outras poesias e Eu” foram criados entre outubro de 2023 e março de 2024.

A caminhada literária de Bebel Ritzmann iniciou com uma proposta despretensiosa. Ela queria reunir dezenas de poemas, elaborados ao longo de sua vida, em um livro. Proprietária de uma editora de livros, lançou a primeira obra, em 2023. A coletânea de poesias “Entrega – da alegria aos medos, paixões e prisões”, com prefácio de Ernani Buchmann, da Academia Paranaense de Letras, apresentação da psicóloga Gisele Souza e ilustrações da artista plástica Mercedes Ritzmann.

Com paixão pela literatura poética, Bebel lançou “Páginas do Tempo”, segunda coletânea de poesias, em várias cidades brasileiras e também no Carrossel do Louvre, em Paris (França). Na sequência vieram dois livros dedicados ao público infantil que gosta de poesias como ela: “A pequena Bebel e seu jeito feliz” e “Bebel, a menina arteira”. Mais uma vez, sua mãe, Mercedes, assina as ilustrações dos livros.

Além de seguir firme em sua carreira como escritora, Bebel recebeu vários prêmios literários e tem poemas musicados pelos compositores João Pinheiro, Tico de Morais, Cesar Nascimento, Valdeir Valença e, ainda, uma sendo gravada por Marcelo Duani. Ao todo já são sete letras de canções.

Compartilhar: