Santuário de Santa Rita celebra 40 anos

Conjunto do santuário no Hauer: espaço de fé, reconciliação e devoção/fotos: Divulgação/ Pascom/Santuário

O santuário Santa Rita de Cássia (r. Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba) celebra na segunda-feira 1º de dezembro os 40 anos de sua elevação à condição de santuário. A data marca quatro décadas de intensa vida pastoral, oração e acolhimento de milhares de fiéis que encontram no local um espaço de fé, reconciliação e devoção.

Para marcar o jubileu, a programação comemorativa terá início neste domingo 30, às 19h, com missa solene presidida por dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba.

No dia 1º de dezembro, também às 19h, a celebração será presidida pelo superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), padre Sildo César da Costa, SCJ.

As comemorações terão missas no domingo e na segunda-feira

Na tradição da Igreja Católica, um santuário é reconhecido pelo bispo diocesano ou pela Santa Sé como um lugar sagrado destinado a alimentar a fé e promover a misericórdia. É um espaço privilegiado de encontro com Deus, onde os fiéis buscam consolo, esperança e renovação espiritual.

Dedicado à Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das causas impossíveis, o santuário do Hauer tem como missão recordar a fidelidade de Deus diante das dores e provações da vida, inspirando os devotos a unir fé e perseverança.

Sob a administração dos padres Dehonianos, o local também cultiva profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e acolhe expressões de fé muito presentes na comunidade, como a devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a São Carlo Acutis.

A história do santuário do Hauer remonta a agosto de 1985, quando o então arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, anunciou durante visita pastoral à paróquia Santa Rita de Cássia que a comunidade seria elevada à condição de santuário. A notícia veio sete anos após a inauguração do novo templo, que já era reconhecido popularmente como “novo santuário” por sua relevância devocional.

O pároco da época, padre Geraldo Dantas de Andrade, posteriormente nomeado bispo, conduziu a preparação da celebração oficial, marcada para 1º de dezembro de 1985. A data ficou registrada como um momento de profunda emoção, quando a comunidade celebrou solenemente o reconhecimento do santuário de Santa Rita de Cássia, também conhecido como Santuário das Rosas, casa da fé, da reconciliação e dos testemunhos de graças alcançadas.

Ao longo dessas quatro décadas, o santuário se consolidou como um dos mais importantes centros de devoção de Curitiba. Milhares de fiéis ali depositaram suas intenções, elevaram preces e participaram de momentos de profunda experiência espiritual. O local se tornou símbolo de acolhimento, evangelização e comunhão.

Programação de Natal

As celebrações dos 40 anos de atividades como santuário também abrem a programação natalina da paróquia, no Hauer.

De acordo com o pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann, SCJ, “o local reforça, com estas celebrações, seu compromisso de seguir sendo casa de oração, acolhida e renovação espiritual para toda a comunidade”.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Confira a programação de Natal:

3/12 – 20h – Concerto Alma Coralis apresenta “Só mais um Coral de Natal”

7/12 – 20h – Cantata de Natal com o Coral Santa Rita & Amigos

13/12 – 19h – Início da Novena de Natal (até 21/12)

24/12 – 20h – Celebração do Natal do Senhor

25/12 – 9h, 16h e 19h – Celebrações do Natal

Informações 

E-mail: contato@santuariosantaritadecassia.com.br

Site: www.santuariosantaritadecassia.com.br

Redes sociais: @santaritacuritiba

Telefones 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840

(Fonte: Mem Comunicação)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *