
O São Paulo Coffee Festival retorna em 2025 para sua quarta edição, consolidando-se como um dos principais eventos dedicados a celebrar a comunidade e cultura do café no país. O encontro acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, na capital paulista, reunindo marcas, especialistas e amantes do café em uma programação diversa e repleta de experiências e lançamentos.
Realizado em São Paulo pela Espresso&Co em parceria com a Allegra Events, o festival nasceu em Londres há mais de 10 anos e já conquistou cidades como Amsterdã, Nova York, Paris, Los Angeles e Milão. Ampliando as fronteiras da experiência, este ano, na maior cidade da América Latina, o festival reforça sua conexão com a arte ao trazer ativações e intervenções inéditas para enriquecer ainda mais a experiência de quem estiver presente no evento.
Entre os destaques, está o painel de abertura que será pintado e narrado ao vivo durante os dois primeiros dias de festival, além de outras ações que celebram a arte urbana e propõe um diálogo criativo entre café, cultura e cidade.
Este ano, serão de 150 marcas expositoras, o recorde do festival, representando 15% a mais que em 2024, e o público deve ultrapassar os 16 mil visitantes. Voltado principalmente para o consumidor final e protagonizado pelos cafés especiais, o SPCF 2025 promete uma programação ainda mais completa com experiências sensoriais cafeinadas, culturais e gastronômicas, como degustações de diversas cafeterias e micro-torrefações renomadas, atividades interativas, workshops, boa comida e line up musical de uma verdadeira coffee party. É imperdível para todos os coffee lovers, dos iniciantes aos experts, e também para os apaixonados por gastronomia e cultura.
A edição ocupará todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal com diversos estandes e ativações, entre elas, A Torrefação. Espaço tradicional do São Paulo Coffee Festival, apresentado por Orfeu com apoio da Carmomaq, está de volta e mais completo.
Além da torra ao vivo, na qual o público pode levar seu próprio café para casa, o espaço ganha uma sala de workshops e palestras. A nova programação aprofunda o conhecimento sobre essa etapa essencial do processo, com dicas sobre escolha de grãos, perfis de torra e nuances sensoriais. Um convite para se conectar ainda mais com o universo do café.
Outra atração é o Latte Art Ao Vivo, patrocinado pela Nude, com máquina oficial Astoria e apoio da Café Store. Aqui, baristas apresentam os melhores Latte Art, incluindo receitas de drinques clássicos e vaporização. Também oferece workshops práticos, onde o público pode aprender a criar desenhos, explorar receitas e trocar experiências com baristas premiados. Uma parada obrigatória para quem ama café com criatividade.
Para quem busca aprendizado e conhecimento, as Masterclasses do Senac estão confirmadas para mais uma edição. As aulas serão realizadas nos três dias de evento e são uma oportunidade de mergulhar ainda mais em temas como preparo, consumo e criatividade do universo do café. Para participar, é necessário adquirir ingresso específico da atividade – consulte as opções de aulas e valores no site oficial.
Além das Masterclasses, este ano o Senac também assina a curadoria do espaço O Laboratório, com um projeto exclusivo voltado para quem deseja mergulhar no presente e no futuro do universo cafeeiro. Aqui, acontecem discussões interativas e oficinas com profissionais e especialistas que apresentarão ao público temas como a rotina de uma cafeteria, a história do café e métodos de preparo. Para este ano, o espaço promete ainda mais experiências sensoriais e conteúdos para quem quer aprofundar o conhecimento sobre o universo do café.
A Sensory Experience volta reformulada em 2025 com um espaço que explora aromas e experiências com o café. Aqui o público é convidado a mergulhar em uma nova experiência sensorial ainda mais imersiva.
O evento apresenta ainda a Copa Barista, campeonato com patrocínio da Melitta, Stanley e Licor 43, máquina oficial Storm, e apoio de Café Store, Oster e Fonte Platina; premiará em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados.
Também haverá música ao vivo: o Café & Música volta com um line-up exclusivo totalmente renovado, com curadoria de Lucio Ribeiro. Ao anoitecer, o DJ se torna a atração musical.
A Cozinha que tem patrocínio de 3 Corações e Oster e apoio Senac e Fonte Platina, convida o público a explorar a relação entre café e gastronomia em diferentes momentos do dia. Seja na sobremesa, no brunch, no lanche da tarde ou no café da manhã, A Cozinha valoriza a riqueza cultural da cidade com preparos que orbitam o universo da bebida, reforçando a verdadeira paixão do paulistano pelo café em todas as suas formas. Entre os convidados estão Fred Caffarena, do Make Hommus Not War Isabela Honda, da Joya Boulangerie; Larissa Taketa, do Pato Rei; Sylas Rocha, do The Door | Hideout; Gabriel Santana, do Santana Bar; Rachel Louise, do Tuju; e Rodrigo Lodetti, do Botanikafé.
Esse ano a Food Stations chega com uma seleção gastronômica nova e reúne restaurantes referência da capital paulista e que estão totalmente conectados com a identidade do evento. Será possível degustar a gastronomia do Bagaceira, Holy Burger, Koya88, LosDos Cantina, Make Hommus Not War, Notorious Fish e Preto Cozinha.
O Bar & Drinks concentra as experiências alcoólicas do festival, celebrando o potencial o café na coquetelaria. Conectando sabor, criatividade e cultura urbana, a Tarantino, que por mais um ano assina como cerveja oficial do evento, apresenta um rótulo exclusivo criado em colaboração com o artista Mauro Neri, do projeto @veracidade, conhecido por usar a arte urbana como ferramenta de reflexão sobre o território e a ocupação da cidade.
No espaço será possível conhecer a Tarantino Coffee Red Ale: de teor alcoólico médio, a receita traz uma Red Ale com infusão de cafés de notas frutadas, como frutas vermelhas, resultando em uma combinação leve, saborosa e surpreendente.
Os visitantes também poderão provar o Carajillo, eleito o drink oficial do SP Coffee Festival, preparado com o Licor 43, que também assina como bebida oficial da Copa Barista. Clássico da coquetelaria, o Carajillo reforça o potencial do café também na criação e harmonização de drinks.
Os ingressos, disponíveis na plataforma Ticket360, se dividem nas categorias diário (sexta-feira: R$70, inteira/R$35, meia/R$ 180, VIP; sábado: R$90, inteira/R$45, meia/R$ 200, VIP; domingo, R$90, inteira / R$45, meia /R$ 200, VIP) e passaporte três dias (R$210, inteira/R$105, meia/R$ 530, VIP).
O ingresso VIP garante, além do acesso ao evento, entrada exclusiva, kit com ecobag, direito à área VIP, localizada no mezanino, e desconto no estande The Shop, loja com produtos exclusivos SPCF. Os preços estão sujeitos a aumento com a proximidade do evento.
O São Paulo Coffee Festival, realização Allegra Events e Espresso&CO, tem patrocínio café master de 3 Corações e Café Orfeu, patrocínio Oster, apoio de A Tal da Castanha, Café Store, Nescafé, Nespresso, Philips Walita, Prima Qualita, SENAC, água oficial Fonte Platina e apoio Institucional da Prefeitura da cidade de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
(Fonte: TAO Public Relations)