Sesc restaura Maria Fumaça histórica

Maria Fumaça nº 250: revitalização deve custar R$ 1,39 milhão/foto: Mônica Diniz de Souza

O Sesc PR abriu o Edital de Concorrência nº 102/25 para a contratação de empresa especializada na revitalização da locomotiva histórica Maria Fumaça nº 250 e de seu tender, que passarão a compor o espaço da unidade Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa. O investimento previsto é de até R$ 1,39 milhão, com prazo máximo de execução de 12 meses.

A licitação será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço global, em regime de empreitada por preço global. A sessão pública de abertura das propostas ocorrerá no dia 10 de outubro de 2025, às 14h, na sede do Sesc PR, em Curitiba. Empresas interessadas podem acessar o edital completo e seus anexos aqui ou retirá-lo na sede da instituição.

A Maria Fumaça nº 250 é parte do patrimônio ferroviário do Paraná e símbolo da memória cultural da região dos Campos Gerais. Sua revitalização tem como objetivo resgatar a importância histórica da ferrovia para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de criar um novo espaço de fruição cultural e turística no Sesc Estação Saudade. O projeto prevê restauração estética e técnica da locomotiva e de seu tender – antigo vagão utilizado para transportar água e carvão – , garantindo preservação e condições adequadas de exposição.

De acordo com a gerente da unidade, Mônica Diniz de Souza, caberá à empresa vencedora a retirada da locomotiva e do tender da antiga Estação Paraná – que juntos pesam, aproximadamente, 45 toneladas, levá-los até uma oficina para ocorrer o processo de revitalização, reconstrução de chaparia, pintura padrão, reposição e produção de peças e, posterior, realocação na atual Estação Saudade.

A velha locomotiva, nos tempos em que operava/foto: Acervo Casa da Memória de Ponta Grossa

“As empresas que vão participar do processo precisam apresentar atestado de capacidade técnica confirmando que já executaram serviços semelhantes e que têm condições de executar o que o nosso edital solicita. Desde que o decreto de outorga foi assinado pela prefeitura, em outubro de 2023, realizamos de maneira minuciosa uma pesquisa e o Sesc PR contratou empresa especializada para fazer um levantamento histórico e técnico da locomotiva e do tender para que pudéssemos, enfim, publicar o edital de revitalização”, disse a gerente.

De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a locomotiva “é um patrimônio que marcou gerações e agora será preservado com todo cuidado que merece. É a nossa história, nossa identidade e a nossa cultura ferroviária sendo valorizadas”, declarou em suas redes sociais.

Com essa iniciativa o Sesc PR reforça seu compromisso com a preservação da memória e a valorização da cultura, unindo tradição e inovação no fortalecimento da identidade regional.

Informações adicionais sobre o edital podem ser obtidas pelos telefones (41) 3304-2172 e 3304-2202 ou pelo e-mail comissao.licitacao@sescpr.com.br.

(Fonte: Sesc PR/Núcleo de Comunicação e Marketing)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *