Sete dicas para a mulher que viaja sozinha

O essencial para a viajante é tomar alguns cuidados para garantir uma experiência segura e sem contratempos/foto: Divulgação/Civitatis

Cada vez mais mulheres decidem viajar sozinhas, seja em busca de liberdade, independência, autoconhecimento ou simplesmente porque preferem explorar o mundo por conta própria. Viajar sozinha proporciona uma conexão maior com o ambiente e consigo mesma, mas é essencial tomar alguns cuidados para garantir uma experiência segura e sem contratempos.

Pensando nisso, a Civitatis, empresa líder na venda de visitas guiadas e excursões selecionadas em português, com atividades em 160 países, reuniu uma série de recomendações para que as viajantes solo possam desfrutar ao máximo de suas aventuras. Confira:

Pesquise com antecedência – Buscar informações sobre o destino é essencial para qualquer viagem. Para mulheres que viajam sozinhas, é ainda mais importante conhecer os costumes locais, como regras de vestimenta e outras restrições que alguns países impõem ao público feminino.

Documentação – Mantenha cópias impressas ou digitais de documentos importantes guardadas separadamente. Além disso, tenha uma lista de contatos de emergência, incluindo números da polícia local e da embaixada do seu país.

Seguro Viagem – Contratar um seguro de viagem é fundamental para qualquer viajante, mas para quem viaja sozinha, é ainda mais importante garantir que os dados estejam acessíveis caso outra pessoa precise acioná-lo em seu nome.

Compartilhe sua localização com segurança – Evite divulgar em redes sociais, em tempo real, o local onde está hospedada ou os pontos turísticos que está visitando. Também é recomendável não informar a desconhecidos que você está viajando sozinha. Alguns celulares e sistemas operacionais oferecem ferramentas de compartilhamento de localização em tempo real, permitindo que amigos e familiares acompanhem sua jornada com segurança.

Escolha bem sua hospedagem – Opte por acomodações bem avaliadas e próximas a pontos turísticos, pois geralmente são mais seguras para os visitantes. Sempre que possível, verifique o funcionamento das fechaduras dos quartos e informe um amigo ou familiar sobre sua estadia, compartilhando o nome do hotel e a duração da hospedagem

Transporte seguro – Reservar traslados com antecedência e utilizar transporte público são as melhores opções para quem viaja sozinha. Se isso não for possível, prefira aplicativos de transporte registrados ou táxis oficiais. Além disso, aplicativos como Google Maps ou Maps.Me permitem acompanhar sua rota, mesmo sem conexão com a internet.

Prefira excursões confiáveis – Se for contratar um passeio ou visita guiada, escolha agências oficiais ou plataformas confiáveis como a Civitatis, que selecionam cuidadosamente as melhores opções em cada destino, garantindo segurança e qualidade. Leia avaliações de outros viajantes, certifique-se de que a atividade é oferecida no idioma desejado e revise todos os detalhes para evitar surpresas.

(Fonte: Civitatis)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *