
O Parque Nacional do Superagui, no litoral norte do Paraná, inicia um novo capítulo em sua história ao inaugurar sua primeira trilha bimodal estruturada e aberta à visitação pública de forma permanente. Com 15 quilômetros de extensão e financiada pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná (BLP), a Trilha do Ararapira passa a integrar um dos três trechos que compõem a Travessia do Superagui — percurso de aproximadamente 40 quilômetros que permite cruzar toda a ilha de norte a sul (ou vice-versa).
A travessia completa é formada pelos trechos Trilha do Ararapira (15 km), Praia Deserta (21 km) e Trilha da Praia Deserta (3 km), conectando praias isoladas, áreas de mata e comunidades tradicionais.
A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Gestão Integrada Antonina–Guaraqueçaba do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo planejamento técnico e pela ampliação das oportunidades de uso público no Parque.
Localizada na porção norte da Ilha do Superagui, a Trilha do Ararapira nasce como um marco para o turismo sustentável e de base comunitária no Parque. O acesso pode ser feito de duas formas: saindo de Paranaguá: táxis náuticos levam até a comunidade de Barra do Superagui, permitindo iniciar a travessia rumo ao norte pela Praia Deserta; pelo norte da Ilha de Superagui: barcos também chegam à comunidade de Ararapira pelo canal do Varadouro (divisa PR–SP). De lá, é possível seguir a pé ou de bicicleta rumo à Praia Deserta e à Barra do Superagui, no sentido norte-sul.
(Fonte: Propósito Comunicação)
