Voo diário vai ligar dois Patrimônios da Humanidade

Na montagem da Motiva, as Cataratas do Iguaçu e a catedral de Brasília: fotos, pela ordem: Jonathan Campos/AEN e José Cruz/Agência Brasil

A partir de 26 de outubro, as cidades de Foz do Iguaçu e Brasília – dois patrimônios reconhecidos pela Unesco – serão ligadas por um voo diário da Latam (duração de duas horas), com partidas de Foz às 17h15 e retorno de Brasília às 8h25. Os bilhetes já estão à venda. A Motiva Aeroportos, administradora do terminal iguaçuense, estima a oferta de 24.120 assentos até o fim do ano, considerando ida e volta.

Foz é Patrimônio Natural da Humanidade; Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade; Unesco é o órgão das Nações Unidas para a Educação, ciência e Cultura.

A nova rota atende a uma demanda crescente de dois destinos em constante expansão. Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o setor turístico da capital federal movimentou R$ 28,3 milhões entre janeiro e abril deste ano, alta de 50,8% em relação ao mesmo período de 2024. O número de turistas estrangeiros também cresceu: foram 44,2 mil entre janeiro e maio de 2025, um aumento de 78,3%.

Foz do Iguaçu, por sua vez, é um destino consolidado nacional e internacionalmente. De janeiro a agosto deste ano, mais de 3,3 milhões de visitantes passaram pelos seus principais atrativos locais, segundo o Governo do Paraná. A prefeitura projeta números ainda maiores – cerca de 5 milhões de turistas apenas no primeiro semestre –, considerando o fluxo de visitantes que, não necessariamente, acessam o Parque Nacional do Iguaçu, como os que viajam a negócios ou fazem turismo de compras.

Sede de ícones como Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e Itaipu Binacional, Foz ainda se prepara para um reforço de peso no turismo cultural: o Museu Pompidou. A primeira unidade satélite do renomado museu francês na América Latina será construída em um terreno doado pela Motiva a 1 km do Aeroporto.

Segundo Vinicius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o terminal acompanha o ritmo acelerado de crescimento da região. Em 2025, o aeroporto registrou importantes marcos: maior índice de ocupação de voos do país no 1º trimestre, com 88%; mais de 1 milhão de passageiros no 1º semestre, crescimento de 11% em relação a 2024; dobro de operações comerciais desde 2022 – de 19 para 38.

Para Bueno, “a nova rota Foz–Brasília proporciona um incremento importante no fluxo de visitantes à cidade e atende a uma necessidade estratégica de conexão com a capital federal. Essa retomada ocorre em um momento em que o terminal está totalmente remodelado, com a extensão da pista homologada, em sintonia com o propósito da Motiva de impulsionar as regiões onde atua”.

Se as possibilidades para quem vai a Foz são inúmeras, quem vai a Brasília também tem muito a conhecer. A capital federal é reconhecida mundialmente por sua arquitetura icônica – como a Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer – e por sua relevância política e institucional. Turismo de negócios e cultural são outros nichos potentes da capital, única a contar com ligação aérea para as outras 26 capitais do país.

Partindo de Brasília ainda é possível se conectar com sete destinos internacionais e intercontinentais, entre eles Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

(Fonte: Motiva e Grupo Excom)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *