Uma esquina de Curitiba com sabores franceses

Bistrot: espaço casual, poucas mesas, ambiente renovado/fotos: JZ

Desfrutar os sabores da culinária francesa com a sensação de estar em Paris, sem sair da capital paranaense. Em síntese, esse é o mote do mais novo exemplar dos restaurantes do Bourbon Curitiba Hotel & Suítes: o Bourbon Bistrot, que passa a integrar o complexo gastronômico da unidade ao lado do Tom Espaço Gastronômico e do Kibô Japanese Cuisine. O bistrô fica no primeiro andar do hotel, com as amplas janelas de vidro voltadas para a alameda Dr. Muricy e para rua Cândido Lopes, uma esquina elevada que abriga sabores da Cidade Luz.

O Bourbon Bistrot, com poucas mesas distribuídas em um cenário elegante e agradável – depois de uma série de reformas e aquisição de novo mobiliário -, resulta da recente criação do segmento Bourbon Gastronomia, que tem à frente o empresário Antônio Ântimo Vezozzo, neto do fundador da rede e filho do CEO do grupo, Alceu Ântimo Vezzozo Filho. No novo conceito, já opera um dos restaurantes do Bourbon Cataratas do Iguaçu Eco Resort, de Foz, e até dezembro chega ao resort da rede em Atibaia (SP).

Chef Eduardo Richard: apaixonado pela cozinha francesa

Para a implantação do novo projeto, a Bourbon Gastronomia convidou como chef o curitibano Eduardo Richard, que foi semifinalista na 6ª edição do Masterchef Brasil, e é um apaixonado pela cozinha francesa. Responsável pelo conceito gastronômico e pela elaboração do cardápio do novo restaurante, Richard traz um olhar mais casual para o restaurante, sem perder a sofisticação e o requinte.

Diz o chef: “Em Curitiba, sentimos a necessidade de restaurantes franceses estilo bistrô. Vemos muitos restaurantes que se denominam bistrô, mas são muito formais. A nossa ideia é trazer pratos descomplicados da culinária francesa, uma ou outra repaginação, mas sem fugir do clássico e sem perder a qualidade. Um pouco mais casual, mas sem perder a sofisticação. Também pensamos em um prato com ingredientes brasileiros, para trazer essa proximidade com a nossa terra”.

Oeuf mollet, uma entrada: empanado na farinha panko

Além do chef Eduardo Richard, que está presente no restaurante para acompanhar toda a operação, o Bourbon Bistrot conta com a bagagem gastronômica do chef Everton Valadão.

No cardápio do bistrô estão, por exemplo, entradas como Oeuf mollet: ovo mollet empanado na farinha panko, acompanhado de ragu de cogumelos, fonduta de queijo parmesão e crispy de presunto cru; e Steak tartare: carne crua picada na ponta da faca com tempero clássico, cebola roxa, picles e alcaparras.

Filet de poisson: peixe do dia grelhado e creme de espinafre/foto: Gero Hoffman

Entre os pratos principais: Strogonoff Bourbon: tiras de filé mignon temperadas com leve toque de páprica e servidas com molho cremoso, acompanhadas de batata palha da casa e arroz; Filet de poisson avec épinards: filé de peixe do dia grelhado e acompanhado de leve creme de espinafre, farofinha crocante e amêndoas laminadas; Canard au tucupi: coxa e sobrecoxa de pato confitadas e servidas com molho à base de tucupi e laranja, servidas com mousseline de mandioquinha e folha de jambu; e o vegano Chou-fleur steak: steak de couve grelhado com purê cremoso de couve flor e demi glace vegetal.

Uma atraente Soupe de fruit rouges destaca-se entre as sobremesas: sopa fria de frutas vermelhas e vinho do Porto, chantilly de cachaça e crocante de amêndoas. Outra boa escolha pode ser o Mousse de chocolate: o clássico mousse de chocolate mais terra de cacau e flor de sal, tuite de cacau e gel de leranja.

Mas há várias outras surpresas no menu.

 

Compartilhar: