Adesivaço drive thru

Gerson Guelmann: histórias de campanhas e de participação na vida pública

O comitê de campanha do candidato a vereador de Curitiba pelo PDT Gerson Guelmann promove neste sábado 17, das 10h às 17h, um “adesivaço drive thru”, na rua João de Lara, 301, bairro São Lourenço. (Seguindo pela Mateus Lemes, passa a churrascaria do Erwin, vira a primeira à esquerda e em seguida a primeira à direita).

Às vésperas de completar 73 anos (em 8 de novembro, uma semana antes da eleição), Gerson vai se submeter às urnas depois de ter coordenado e/ou participado de 23 campanhas eleitorais ao longo dos últimos 35 anos. Entre elas, as de Jaime Lerner, Rafael Greca, Cássio Taniguchi, Antônio Belinati, Osmar Dias e Gustavo Fruet.

Além do suporte de uma grande legião de amigos, Gerson tem o apoio valiosíssimo do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, autor das transformações urbanas de Curitiba e dos avanços da vida paranaense, e também do ex-prefeito Gustavo Fruet. Ambos gravaram depoimentos para a campanha.

Para quem conhece Gerson Guelmann e acredita em sua vitória – especialistas estimam na renovação de mais de um terço da Câmara de Vereadores -, a certeza é que, no legislativo da cidade, ele exercitará toda a sua capacidade de trabalho alicerçada na seriedade e na competência.

Gerson é o que pode ser chamado de um workaholic, ou ‘viciado em trabalho’, mas sem as características negativas do perfil. É um sujeito trabalhador, de muito bom senso e, além de tudo, bem-humorado. Sempre com uma piada, um causo ou uma tirada interessante na ponta da língua.

Além do mais, é um sujeito coerente: está no PDT desde os anos 1980, quando o partido era presidido por Leonel Brizola. Seu número é 12555.

Um detalhe: em meados de 1992, no último ano de sua terceira gestão à frente da Prefeitura, o arquiteto Jaime Lerner, pressionado para indicar um nome à sua sucessão, fez uma lista de seis: Gerson Guelmann, seu chefe de gabinete, estava entre eles. Os demais eram: o vice-prefeito Algaci Túlio; os engenheiros Rafael Greca de Macedo, deputado estadual, e Cássio Taniguchi, presidente do Ippuc; e os arquitetos Carlos Eduardo Ceneviva, presidente da Urbs, e Rafael Dely, presidente da Cohab. Greca acabou escolhido e foi eleito no primeiro turno.

UM RÁPIDO PERFIL

Gerson Guelmann nasceu em Curitiba em 8/11/1947, filho de Selda Schilklaper e Isaac Guelmann. É neto de Salomão Guelmann, imigrante judeu russo estabelecido na cidade em 1912.

Depois de atuar em empresas da família, com a posse do arquiteto e urbanista Jaime Lerner para o terceiro mandato como prefeito de Curitiba, em 1989, foi nomeado presidente da Fundação Rural de Educação e Integração (Frei, hoje FAS/Fundação de Ação Social), onde conduziu a implantação da primeira e única Usina de Valorização de Recicláveis da Prefeitura de Curitiba, localizada no município de Campo Magro, na região metropolitana.

Ainda nesta gestão de Jaime Lerner, assumiu a chefia de gabinete do prefeito e teve participação importante na reativação do programa Mercadão Popular. Atuou também na formulação e na implantação do Câmbio Verde, programa inovador de grande sucesso pelo elevado alcance social e, na sequência, do Lixo Que Não é Lixo, mais tarde copiado por inúmeras cidades brasileiras.

Entre 1993 e 1994 atuou no Instituto Jaime Lerner. No início de 1995, com a posse de Lerner como governador do Paraná, assumiu a chefia de gabinete do governador, cargo em que permaneceu até 2002.

Em abril de 1999, liderou a equipe que atuou no controle do surto de Cólera no litoral do Paraná, coordenando a atuação da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil.

Após passagem como assessor da presidência do Tribunal de Contas do Paraná, em 2005 passou a dedicar-se ao ramo de alimentação no restaurante Família Sfiha, cujas atividades foram encerradas no final de 2019.

Anteriormente, em janeiro de 2013, deixando a administração do restaurante entregue à esposa e filhos, voltou à administração pública a convite do prefeito Gustavo Fruet, assumindo a superintendência do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, onde atuou até o final de 2016. De 15 de fevereiro de 2019 até 14 de agosto de 2020 atuou como secretário parlamentar do deputado federal Gustavo Fruet.

Gerson é casado com Rosane Cardoso da Silva desde 2002 e tem como enteados Daniel e Augusto. Tem quatro filhos do primeiro casamento (1973 a 2000) com Regina: Any, André, Daniela e Davi. É irmão de Gilberto e Gilson.

 

Compartilhar: