Aeroporto de Maringá terá segunda maior pista do PR

Aeroporto de Maringá: novo terminal e pista maior/foto: Wikipedia

Contrato para elaboração de projeto básico de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior, no Noroeste do Paraná, foi firmado na terça-feira 27/4 entre a Infraero e a Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A.

Entre os serviços incluídos no documento estão a revisão dos estudos preliminares, os projetos básicos de arquitetura, estruturas, fundações, sistemas elétricos, eletrônicos, hidrossanitários e de climatização.

O Aeroporto Regional de Maringá, que completou 20 anos dia 25/4, possui sítio aeroportuário e entorno totalmente preservados pelo plano diretor da cidade, permitindo, assim, sua expansão. Atualmente, três companhias aéreas brasileiras operam ali: Azul, Gol e Latam.

O aeroporto está na fase final das obras de ampliação e modernização de pista, pátio e implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). A pista de pousos e decolagens passará para 2.380 metros e se transforma na segunda maior do Estado. Os investimentos, oriundos de recursos do Governo Federal e Municipal, são de R$ 81,5 milhões. As obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2021.

O projeto do novo Terminal terá aproximadamente 8 mil metros quadrados, o dobro do tamanho do atual, e deve seguir a metodologia BIM (Building Information Modelling). O prazo de execução é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela Infraero.

Além do projeto básico do novo Terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura, a Infraero ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivos (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.

 

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Um comentário

  1. Fantástico! A Infraero é campeão de projetos com puxadinhos nos aeroportos Brasileiros.
    Pista regional na China é de 2.500 x 45m e aeroporto principal ou internacional 3.500 x 45m ou até 4.000 x 60m. Em mais 20 anos, o aeroporto terá que mudar novamente de local. A cidade e os loteamentos aprovados pela prefeitura avançam rapidamente no entorno e sítio aeroportuário. Mas, ainda há tempo de rever essas tendências.

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