Pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, situado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), e administrado pela Infraero, foi eleito o melhor do país pelo prêmio Aeroportos + Brasil 2017. O terminal paranaense também foi contemplado em outras quatro categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente, Aeroporto + Cordial, Aeroporto + Confortável e Aeroporto + Limpo.
Organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o prêmio Aeroportos + Brasil foi entregue na quarta-feira 5/4, na sede do ministério dos Transportes, em Brasília. Além do terminal curitibano, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), foi eleito o aeroporto com mais facilidade ao passageiro.
A escolha foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil. Foram ouvidas 55 mil pessoas ao longo do ano de 2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5%.
Com capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano, o Afonso Pena, registrou mais de 6 milhões de passageiros em 2016. Cinco companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolíneas Argentinas, Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas e Latam, que ligam Curitiba a 16 destinos brasileiros e a Buenos Aires, na Argentina. Em breve, o aeroporto terá um edifício-garagem, em construção, com três pavimentos e 2,4 mil vagas de estacionamento.
O presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, destacou, na solenidade de premiação, que o prêmio Aeroportos + Brasil mostra a capacidade de reestabelecimento e de volta ao crescimento da Infraero, mesmo nos tempos de crise. Esta é a terceira edição do Prêmio Aeroportos + Brasil. Na primeira edição, em 2015, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (PE), também administrado pela Infraero, foi eleito o melhor aeroporto do país.