A American Airlines anunciou investimento de 200 milhões de dólares (1,05 bilhão de reais) na Gol, o que representa uma participação de 5,2% na aérea brasileira, através de 22,2 milhões de ações preferenciais recém-emitidas em aumento de capital. Ao mesmo tempo, as duas companhias firmaram parceria que inclui um acordo de codeshare exclusivo (voos compartilhados) válido pelos próximo três anos e nos programas de fidelidade Smiles e AAdvantage.
A Gol se tornará a única parceira em codeshare da American no Brasil e a American se tornará a única parceira em codeshare da Gol nos Estados Unidos. Em suas redes combinadas, os clientes podem viajar para mais de 30 destinos atendidos pela American nos Estados Unidos e mais de 20 novos destinos na América do Sul atendidos pela Gol.
Para Robert Ison, presidente da companhia norte-americana, “a American há muito tempo é a principal transportadora dos EUA para a América do Sul e nossa parceria mais forte com a Gol solidifica essa posição de liderança. Nossa rede de voos de longa distância combina perfeitamente com a forte rede doméstica da Gol no Brasil. Juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, dentro e a partir do Brasil, acesso à maior rede com as tarifas mais baixas e o melhor programa de fidelidade conjunto de viagens das Américas.”
Richard Lark, diretor vice-presidente Financeiro da Gol, acrescenta: “O investimento representa o reconhecimento, por uma grande empresa aérea americana, do valor da companhia como a maior aérea do Brasil e fornecedora do melhor produto”.