Bolshoi de Joinville: no palco, uma nova turma de bailarinos

A Escola Bolshoi forma 22 novos bailarinos neste final de semana/fotos: Divulgação/ETBB

Única filial no mundo fora da Rússia, a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, instalada na cidade de Joinville (SC), está formando esta semana – dias 9, 10 e 11 – mais uma turma: são 22 novos bailarinos que depois de oito anos de curso e seis horas diárias de aula estão aptos a trabalhar no país e no exterior.

A extensão brasileira da instituição – criada em 15 de março de 2000 e localizada anexa ao complexo do Centreventos Cau Hansen (av. José Vieira, 315) – conta atualmente com 220 alunos vindos de 20 estados brasileiros e de dois países, que recebem bolsas de estudos integrais durante o curso técnico. A seleção chega ao índice de 100 candidatos por vaga.

A seleção para os cursos chega ao índice de 100 candidatos por vaga

Ao longo desses 22 anos, a Escola Bolshoi de Joinville já formou 410 profissionais, dos quais 287 atuam na área de dança – 180 no Brasil e 107 no Exterior. Outros preferem seguir a carreira de professor ou trabalhar em diferentes segmentos do mundo artístico.

Além de um canal no YouTube, o balé realiza turnês pelo Brasil

Há formados pela Escola Bolshoi de Joinville em instituições como New York City Ballet, Houston Ballet, Philadelphia Ballet, nos Estados Unidos; Staatballet Berlin, na Alemanha; Ópera Nacional de Timissoara da Romênia; Teatro de Kazan e no próprio Teatro Bolshoi da Rússia; no Brasil, um exemplo é a Cia. Débora Colker; outro, o Grupo Corpo. Estão distribuídos em 24 países de quatro continentes.

Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na instituição e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudos.

Entre as matérias dos cursos, a de Ginástica Acrobática é fundamental

O complexo escolar é formado por 12 salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, refeitório, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Um total de seis mil metros quadrados. Conta com 16 professores e 11 pianistas, sendo quatro professores russos e um ucraniano.

Credenciados pelo Ministério da Educação, os cursos são o Básico em Dança Clássica e o Técnico de Nível Médio em Dança Clássica, contemplando as disciplinas de Danças a Caráter, Clássica, Contemporânea, Popular Histórica e Brasileiras, Dueto, Educação Musical, Ginástica Acrobática, Ginástica Específica, História da Arte, História da Dança, Iniciação à Pesquisa, Literatura Musical, Piano, Prática Cênica, Repertório, Rítmica e Teatro.

A Companhia Jovem do Bolshoi é atração em apresentações públicas

Além de apresentações virtuais em canal próprio do YouTube, a Escola de Dança do Teatro Bolshoi no Brasil tem uma programação de apresentações presenciais no próprio teatro e em turnês pelo Brasil. Em 2008, criou uma Companhia Jovem ativa em apresentações públicas e cujos integrantes também atuam como formadores de plateia e incentivadores de novas vocações.

A instituição, sem fins lucrativos, tem apoio da Prefeitura de Joinville, do Governo de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas que contribuem através de serviços ou patrocínios, em diversas categorias, como Loterias Caixa, ArcelorMittal, Brascabos, Britania, Whirlpool, Catallini Terminais Marítimos, Ciser, Expresso São Miguel, Franklin Electric, Nidec, Havan, Unicred, União Química, Zanotti, entre tantas outras.

A Escola tem um programa diário de visitação monitorada, que recebe estudantes, professores, bailarinos e o público em geral, mediante agendamento, em dois horários: 10h e 14h30; os ingressos, aos preços de R$ 24 e R$ 12 (meia entrada) podem ser comprados em https://enjoyticket.com.br.

Oferece também “Um passeio virtual por Joinville, a cidade da dança”: através de site com tecnologia 3D, é possível fazer um tour pelos principais pontos turísticos da cidade e assistir espetáculos de balé que representam cada local.

 

Compartilhar: